Alvarães já executou 50% das ações do Programa Cidade Empreendedora

Alvarães já executou 50% das ações do Programa Cidade Empreendedora

O programa continuará ativo até o final do primeiro semestre de 2024 na região. (Foto: Divulgação)

Para impulsionar o desenvolvimento social e econômico, a Prefeitura Municipal de Alvarães (531 km de distância de Manaus), em parceria com o SEBRAE/AM, está fazendo grandes avanços no município. Até o momento, 50% das ações planejadas para impulsionar o desenvolvimento social e econômico do município já foram executadas. O programa, que prevê a implementação de 98 soluções até o final do primeiro semestre de 2024, está em pleno andamento.

Com um PIB per capita de 13.255,22, conforme dados do DataSEBRAE, Alvarães apresenta um cenário onde 93,8% das empresas são classificadas como pequenos negócios, totalizando 2,6 mil empreendimentos entre áreas urbana e rural. Com o intuito de fortalecer o empreendedorismo local e diversificar as oportunidades de aprendizado, visando à geração de emprego e renda no município.

Uma das iniciativas do programa é a oferta de capacitações tanto para a população em geral quanto para os servidores municipais. Um exemplo é o curso de capacitação destinado às merendeiras das escolas municipais.

Situada na zona rural de Alvarães, a Escola Indígena São José, com 125 alunos matriculados, está localizada na Aldeia do povo Kokama, onde residem 75 famílias. Cinco merendeiras da escola participaram da capacitação oferecida pelo programa. Jocenire Cardoso Martins, uma das merendeiras, acredita que é essencial participar da capacitação, principalmente para as escolas das zonas rurais. “Quero expressar minha gratidão pelos cursos oferecidos pelo SEBRAE, tanto no município quanto nas comunidades. Estou aprendendo muito e isso é muito valioso para mim, que moro em uma aldeia indígena. O conhecimento que aprendi no curso será de grande benefício para mim e posteriormente para os alunos”, relata a merendeira.

Até o momento, uma variedade de cursos e consultorias foram oferecidos, incluindo Marketing Pessoal, Confecção de Bijuterias, Pintura em Tecidos, Programa de Liderança e Gestão do Setor Público, Curso de Retirada de Espinhas e Filetagem, Confecção de Peneiras e Tupés, Pintura em Lata e Reciclagem de Vidros, Artesanato com Escamas de Peixe, Consultoria em Derivados da Mandioca, Curso de Camareira, Consultoria em Ética e Direito Sanitário, Consultoria em Beneficiamento, Conservação e Armazenagem de Polpa de Frutas, Consultoria em Melhoramento do Churrasquinho, entre outros.

Para o gerente da Unidade de Empreendedorismo no Interior (UEI) do SEBRAE/AM, José Antonio Cardoso Fonseca, a execução das ações planejadas para o município demonstra o efetivo trabalho conjunto entre a prefeitura e a instituição. “Elaboramos um plano de trabalho em conjunto com o secretariado municipal e agora estamos colocando-o em prática. Em 2023, realizamos várias ações entre setembro e dezembro. Em 2024, já iniciamos diversas atividades e continuaremos a promover o programa, sempre com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico de Alvarães”, comenta o gerente.

As ações foram identificadas com base nas demandas levantadas pelas secretarias de Saúde, Administração, Assistência Social, Defesa Civil, Esporte, Finanças, Gabinete do Prefeito, Infraestrutura, Meio Ambiente e Produção Rural.

Atualmente, o programa já executou metade das ações planejadas para a região, e estão programados cursos adicionais, incluindo Técnica de Vendas, Recepcionista, Excelência no Atendimento, Comunicação e Marketing, e Comunicação Empresarial, a serem realizados entre os meses de fevereiro e março, além do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), cujo início da preparação da equipe da prefeitura será em março.

O Cidade Empreendedora teve um impacto significativo em 2023, atuando em 11 municípios e beneficiando diretamente cerca de 6 mil empreendedores por meio de mais de 800 ações. Para Alvarães, estão previstas 98 ações no total, entre consultorias e capacitações.

Em 2024, o programa expandiu ainda mais, com 15 municípios aderindo ao programa e iniciando as primeiras etapas, que envolvem o mapeamento de soluções e demandas. Nessa fase inicial, a equipe técnica do SEBRAE/AM e os secretários municipais colaboram para desenvolver um plano de ação adaptado às necessidades específicas de cada localidade.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *