Polícia Federal investiga estudante suspeito de fraudar prova do Enem de dois candidatos

Polícia Federal investiga estudante suspeito de fraudar prova do Enem de dois candidatos

Durante a ação, foram confiscados dispositivos móveis, testes do Enem dos anos de 2019 a 2023, além de escritos à mão. (Foto: Reprodução)

Na manhã desta sexta-feira (16), a Polícia Federal iniciou uma ação em Marabá (PA) com o propósito de enfrentar irregularidades no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Três indivíduos foram alvos de busca e apreensão durante a operação. Entre eles, encontra-se um aluno de medicina suspeito de ter sido aprovado no exame ao se fazer passar por outras duas pessoas.

Segundo informações obtidas pela Record, o aluno está registrado na Universidade do Estado do Pará (Uepa).

As averiguações revelaram que o estudante teria adulterado os testes do Enem de 2023 e 2022 em nome de pelo menos outros dois concorrentes. Esses dois indivíduos foram admitidos no curso de medicina sem terem de fato realizado o exame. Um deles já frequenta a instituição, enquanto o outro ainda não começou as aulas.

A perícia conduzida pela Polícia Federal confirmou que as assinaturas nos cartões de resposta e as redações não foram feitas pelos inscritos nos processos seletivos do Enem. Para perpetrar a fraude, o suspeito pode ter usado documentos falsificados em nome dos candidatos que representava.

As averiguações estão em andamento para determinar se há outras pessoas aprovadas de maneira irregular por meio desse esquema criminoso.

Se as suspeitas forem confirmadas, os investigados poderão ser acusados de falsificação ideológica e uso de documento falso perante a justiça.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *