Estado leva o Ilumina+ Amazonas em Pauini, Canutama, Guajará e Ipixuna

Estado leva o Ilumina+ Amazonas em Pauini, Canutama, Guajará e Ipixuna

O Governo do Amazonas anunciou a implantação de LED em mais quatro municípios do interior. Pauini, Canutama, Guajará e Ipixuna (distantes 923, 619, 1.476, 1.367 quilômetros de Manaus, respectivamente) serão os próximos contemplados com o Programa Ilumina+ Amazonas. Entre fevereiro e abril, serão instalados 4.316 pontos de iluminação, sendo 3.990 nas sedes municipais e 326 em quatro comunidades rurais.

Executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), o programa substitui por LED as lâmpadas de vapor de sódio, de mercúrio ou mistas, que são tradicionalmente utilizadas na iluminação pública do interior, gerando uma economia de até 60% no custo de energia. Garante, ainda, a redução na emissão de gás carbônico na atmosfera e permite maior luminosidade nas vias públicas, o que contribui para a segurança.

Previsão

A previsão, de acordo com o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, é que as instalações aconteçam entre os meses de fevereiro e abril. “Os trabalhos iniciarão na segunda quinzena de fevereiro e se estenderão até a segunda quinzena de abril. Vamos iluminar as sedes dos municípios e algumas comunidades rurais. Serão substituídas 4.316 unidades de LED por luminárias mais modernas e econômicas, garantindo eficiência energética e economia aos cofres públicos, com a redução nos custos de energia e uma maior durabilidade para a população desses municípios”, afirma.

O primeiro contemplado será Pauini, onde os trabalhos estão previstos para iniciar dia 27 de fevereiro, para a substituição de 694 pontos de iluminação na sede do município. De 11 a 20 de março, será a vez de Canutama, que vai receber 684 pontos na sede e 181 na comunidade Belo Monte.

Em Guajará serão substituídos, entre 27 de março e 11 de abril, 1.396 pontos na sede do município. E Ipixuna vai receber, de 11 a 26 de abril, 1.361 pontos, sendo 1.216 na sede, 120 na comunidade Pernambuco, 14 em Polo Car e 11 na comunidade Poeira.

O programa, que começou em 2022, tem o objetivo de modernizar e padronizar a iluminação pública do interior e já alcançou 34 municípios e 54 comunidades rurais e indígenas, onde foram implantados 61.396 pontos de iluminação. Agora, segue avançando também na capital, Manaus, com a implantação de LED em áreas institucionais de órgãos estaduais.

Etapa na capital

Na capital, o programa está atuando com foco diferenciado, substituindo a iluminação nos espaços de uso público dos órgãos do Estado.

Os serviços iniciaram, no dia 25 de janeiro, e já foram concluídos na área externa do Complexo Regulador da Secretaria de Saúde, no Comando de Policiamento da Área Leste (CPA) e no local de embarque e desembarque de passageiros do Porto de São Raimundo, onde está instalada a sede da Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH). O próximo espaço a receber LED será a área externa da sede do Governo do Amazonas, na avenida Brasil, no bairro Compensa, zona oeste.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *