26/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Primeira noite do Carnaboi 2024 reúne mais de 12 mil pessoas no Studio 5

Publicado em 10 de fevereiro, 2024

Foto: Divulgação/Marcely Gomes/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Mais de 12 mil pessoas prestigiaram a primeira noite do Carnaboi 2024, nesta sexta-feira (9/2), no Centro de Convenções Studio 5, no Distrito Industrial. Nas redes sociais, o Carnaboi ocupou o terceiro lugar nos trending topics, entre os assuntos mais comentados no X (Twitter).

Nesta edição, além do novo local, o Carnaboi está sendo realizado em pleno período carnavalesco, no fim de semana após os desfiles das escolas de samba de Manaus, no Sambódromo, dando continuidade às ações que compõem o Carnaval na Floresta.

Promovida há mais de duas décadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a festa popular marca o início do calendário de eventos bovinos no estado, até a chegada do Festival Folclórico de Parintins, no mês de junho.

Foto: Divulgação/Marcely Gomes/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, afirma que o Carnaboi é uma festa democrática, onde as torcidas dos bois ocupam o mesmo espaço. “O importante aqui é a gente aproveitar, esquentar e se preparar para disputa na arena, que é onde realmente ela acontece”, disse o secretário.

“Parabéns ao público que se faz presente, parabéns aos bumbás Garantido e Caprichoso. Certamente estamos gerando uma belíssima expectativa para esse ano. Já fizemos o maior festival folclórico de todos os tempos, então avalie o que vem neste ano. Será maior ainda, e com a presença de todos vocês”, comentou Apolo.

A Rainha do Folclore do Boi Caprichoso, Cleise Simas, que já participou de edições do Carnaboi no município de Parintins, estreia no palco da festa realizada em Manaus. “É a primeira vez do Carnaboi aqui no Studio 5 e a primeira vez também que estou participando desse evento, que eu só assistia na televisão, porque eu sou de Parintins. Estou muito feliz em fazer um grande espetáculo para nossa nação”, comenta Cleise.

Foto: Divulgação/Marcely Gomes/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Entre muitos artistas e itens oficiais, o tripa do Boi Garantido, Batista Silva, é um dos veteranos do Carnaboi. Com propriedade de quem conhece, ele aprovou o novo formato da festa. “A estrutura ficou 100%. Tem estacionamento, aqui pode chover, a galera não se molha, pode vir arrumado, com seu endereço, que não tem problema de danificar. O governo acertou mais uma vez nesse Carnaboi”, afirma.

Espetáculo bovino

Na primeira noite de Carnaboi foram mais de sete horas de atrações musicais. Artistas e cantores que carregam uma legião de fãs. “Nós somos a tradição, o patrimônio cultural do Estado, nada mais que justo, os nossos bois de Manaus, Corre Campo, Garanhão e Corre Campo participarmos desta grande festa”, disse Vanessa Costa, Sinhazinha do Boi Bumbá de Manaus, Corre Campo.

No decorrer da noite, duas horas foram reservadas a um espetáculo com um elenco de 400 profissionais, incluindo artistas e os itens oficiais dos bois Caprichoso e Garantido. A direção artística é de Márcio Braz e Rivaldo Pereira. No roteiro, apresentações individuais de cada boi, prevalecendo a essência da rivalidade entre eles e, em outros momentos, os dois dividindo o mesmo palco.

Toadas antigas foram lembradas e as mais recentes para preparar a torcida deste ano. Entradas de itens inesperadas, efeitos no palco e até um balé aéreo surpreendeu.

Foto: Divulgação/Marcely Gomes/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

No público, as preferências pelos bois foram respeitadas. “Todos os anos estou participando e é emocionante, como se fosse a primeira vez”, comemorou Gilmara Burga, que dançou ao lado da amiga azulada.

A segunda noite e última noite do Carnaboi acontece neste sábado (10/02), a partir das 19h, no Studio 5, com entrada gratuita.

Confira a programação:

DIA 10 DE FEVEREIRO – SÁBADO

19h – 19h40 – GRUPO A TOADA & ROBSON JR
19h45 – 20h25 – PAULINHO VIANA & MÁRCIO DO BOI
20h30 – 21h10 – PA CHAVES & CARLOS BATATA
21h25 – 22h45 – SHOW ARTISTAS E ITENS OFICIAIS DOS BOIS BUMBÁS
22h55 – 23h35 – FABIANO NEVES & KLINGER JR.
23h40 – 0h20 – ISRAEL PAULAIN & LEONARDO CASTELO
0h25 – 1h05 – PRINCE DO CAPRICHOSO & EDMUNDO ORAN
1h10 – 1h40 – DAVID ASSAYAG
1h40 – 2h25 – CANTO DA MATA & JUNIOR PAULAIN

Veja mais notícias em Entretenimento

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.