Manaus certifica 17 condutores de motolância do Samu 192

Manaus certifica 17 condutores de motolância do Samu 192

Dezessete condutores de motolância da Prefeitura de Manaus passam a reforçar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), após concluírem o Estágio de Direção Defensiva para Motociclista, requerido para a atuação no serviço de atendimento pré-hospitalar do município. Os certificados da formação, realizada pelo 7º Batalhão de Polícia do Exército (BPE), foram entregues à turma em solenidade nesta sexta-feira, 9/2, na sede do BPE, no bairro São Jorge, zona Oeste.

Esta foi a segunda turma de condutores de motolância formada pelo Samu 192, reunindo  profissionais aprovados no concurso público da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), nomeados no final do ano passado. No estágio, conduzido pelos militares do 7º BPE, eles participaram de atividades teóricas e práticas, incluindo aulas de técnicas de pilotagem, segurança na pilotagem, mecânica, legislação e medidas administrativas, compondo carga horária total de 29 horas.

Estágio

Além do estágio, os servidores participaram dos cursos de Suporte Básico de Vida e de Atendimento Pré-Hospitalar, promovidos pelo Núcleo de Educação do Samu Manaus e também requeridos para o trabalho dos condutores de motolância nos atendimentos de urgência e emergência na capital.

O condutor de motolância é acionado para atendimento rápido a vítimas de agravos clínicos e traumáticos, possibilitando a chegada do socorro em menor tempo-resposta, mesmo em condições ruins de tráfego, durante o deslocamento da Unidade de Suporte Básico (USB) ou Avançado (USA) até o local da ocorrência.

Com os servidores recém-formados, o Samu Manaus passa a contar com 55 desses profissionais em serviço, atuando em bases nas quatro zonas distritais de saúde da capital, Norte, Sul, Leste e Oeste.

Tags: motolância, Samu
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *