Inep inicia série de lives do Censo Superior 2023

Inep inicia série de lives do Censo Superior 2023

Na próxima quarta-feira, 7 de fevereiro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizará a primeira live do Censo da Educação Superior 2023. O evento virtual ocorrerá a partir das 10h (horário de Brasília), no canal do Inep no YouTube. O encontro apresentará o marco legal da pesquisa estatística e as novidades do Sistema Censup .

Este ano, o Inep realizará duas lives sobre o Censo da Educação Superior 2023, todas destinadas aos usuários envolvidos com o preenchimento do sistema da pesquisa estatística. O segundo encontro acontecerá no dia 14 de março, também a partir das 10h (horário de Brasília).

Cronograma

A coleta de dados do Censo da Educação Superior 2023 começou no dia 1º de fevereiro e vai até 14 de junho, pelo Sistema Censup. O objetivo da coleta é oferecer informações estatísticas confiáveis, que permitam conhecer e acompanhar o sistema brasileiro de educação superior.

Entre 13 e 24 de maio, o Inep verificará (in loco ou por videoconferência), em instituições selecionadas, a declaração dos dados censitários. Já o período de ajustes das informações será de 13 de maio a 14 de junho.

  • A divulgação dos resultados finais da pesquisa está prevista para 27 de agosto de 2024.

Censo da Educação Superior

Realizado anualmente pelo Inep, o Censo da Educação Superior é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições de nível superior que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica, bem como sobre seus alunos e docentes. Após a divulgação dos resultados finais, as informações coletadas passam a figurar como dados oficiais.

Além de subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, o censo contribui para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas.

Clique aqui para acessar a página onde será realizada a transmissão ao vivo.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *