Equipes realizam ações de prevenção a ISTs durante desfiles de Carnaval no Sambódromo

Equipes realizam ações de prevenção a ISTs durante desfiles de Carnaval no Sambódromo

Reforçando os cuidados com a saúde sexual durante a folia momesca, a Prefeitura de Manaus vai realizar ações de sensibilização para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST) entre foliões e espectadores dos desfiles das escolas de samba da capital, na sexta-feira e no sábado, 2 e 3/2. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vão conduzir a atividade nas duas noites, no Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus, no bairro Flores, zona Centro-Sul.

Nas ações, conduzidas pelo Núcleo de Controle de HIV/Aids, ISTs e Hepatites Virais da Semsa, equipes de saúde da pasta vão distribuir preservativos internos e externos e gel lubrificante ao público dos desfiles, além de orientações e material educativo sobre os métodos preventivos e a saúde sexual.

A previsão é que sejam distribuídos 70 mil preservativos externos e 2 mil internos, 20 mil embalagens de gel lubrificante e 5 mil ventarolas educativas em cada dia da programação. Participam das ações 66 servidores da Semsa, do Controle de HIV/Aids e demais núcleos que compõem a Gerência de Vigilância Epidemiológica, e dos Distritos de Saúde da secretaria, sendo 32 na sexta-feira e 34 no sábado.

HIV

A chefe do Núcleo de Controle de HIV/Aids, Antônia Thayná Silva, assinala que a Semsa tradicionalmente realiza ações de educação em saúde no período do Carnaval, incentivando a população a festejar com segurança, sem deixar o cuidado com a saúde sexual de lado. “É um momento oportuno para sensibilizar a população para se prevenir, visto que nesse período, segundo o Ministério da Saúde, as pessoas tendem a ter maior exposição às ISTs”, afirma.

Segundo Thayná, as abordagens nas ações de saúde durante a época de folia são mais descontraídas, dado que o período é mais propício para a vivência sexual dos brincantes. “As equipes de servidores participantes das ações são bem integradas e realizam a orientação livre de preconceitos para todos os públicos e gêneros”.

No trabalho de sensibilização do público, aponta Thayná, as equipes da Semsa buscam destacar as estratégias da Prevenção Combinada, que associa diferentes formas de prevenção do HIV e de ISTs, a exemplo do uso de preservativos e da testagem regular, em uma perspectiva voltada à saúde integral das pessoas.

“Em Manaus, temos visto um aumento na incidência de ISTs e do HIV e um baixo conhecimento sobre as novas formas de prevenção, especialmente a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), uma das principais estratégias do Ministério da Saúde para acabar com a epidemia do HIV”, relata Thayná.

Testes rápidos

Além dos preservativos, os foliões terão ainda acesso a testes rápidos para HIV, ofertados pelas equipes da Semsa em uma barraca inflável logo na entrada do Sambódromo, no lado direito. A testagem indica a presença ou não de anticorpos na saliva do usuário, coletada por meio de uma haste de algodão da parte interna das bochechas.

Os usuários com resultado positivo são acolhidos e orientados por um médico infectologista da Semsa, sendo direcionados a buscar uma das unidades de saúde da rede pública que ofertam assistência a pessoas com HIV. Aproximadamente 1.200 kits de autoteste serão disponibilizados durante as ações de saúde no Sambódromo.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *