24/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Sala de videomonitoramento na 24ª Cicom reforça combate à criminalidade no Centro de Manaus

Publicado em 10 de janeiro, 2024

Foto: Divulgação/Nonato Rodrigues/SSP-AM

Reprimir a criminalidade e fortalecer as ações das Forças de Segurança na área central de Manaus. Esses são alguns dos objetivos da sala de videomonitoramento inaugurada, nesta quarta-feira (10/01), pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). O espaço vai funcionar nas dependências da 24ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), localizada na avenida Lourenço da Silva Braga, no Centro da capital.

A ideia, conforme o secretário de Segurança, coronel Vinícius Almeida, é levar mais sensação de segurança a todos que frequentam e residem no Centro de Manaus. “Aqui, militares em serviço acompanharão em tempo real, auxiliando a tropa no terreno, facilitando dessa forma uma atuação de qualidade na investigação daqueles casos que evidenciam crimes, avançando na segurança e conforto para que a população volte a fazer suas compras de forma segura, assim, aquecendo a economia, gerando emprego e qualidade de vida para o nosso povo”, disse o secretário.

A rede é composta por mais de 50 câmeras instaladas em pontos estratégicos da área central. O espaço vai funcionar 24 horas por dia e será monitorado por policiais da 24ª Cicom, que já realizam patrulhamento ostensivo e preventivo naquela região.

De acordo com o subcomandante da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel Thiago Balbi, a iniciativa vai possibilitar ao policiamento preventivo mais agilidade.

“O monitoramento do Centro da cidade foi instalado de forma estratégica para atuar no policiamento preventivo que é realizado pela Polícia Militar para que consigamos dispor dos homens no terreno de uma forma mais inteligente e eficaz. De outra forma, esse monitoramento é importante para auxiliar a Polícia Civil nos procedimentos de investigação, em todo ou qualquer crime que ocorrer no centro da cidade”, afirmou Balbi.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL), Raplh Assayag, participou da inauguração. “Agradecemos ao secretário e ao Governo do Amazonas pela instalação das câmeras de monitoramento. Tudo isso irá fazer uma grande diferença para mostrarmos aos lojistas e para a população que ele pode comprar e pode voltar outras vezes com segurança”, ressaltou.

Ações integradas

Ao longo de todo o ano passado, as Forças de Segurança do Amazonas realizaram de forma integrada com apoio de diversos órgãos colegiados ações no Centro de Manaus, principalmente, de combate à criminalidade.

Foram realizadas operações coordenadas pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) com apoio da Polícia Militar (PMAM), que desarticularam esquema de venda de entorpecentes em hotéis, além de terem efetivado a prisão de suspeitos de praticar roubos e furtos na localidade.

Foram desencadeadas, ainda, as Centrais Integradas de Fiscalização (CIFs), que inibiram ações clandestinas em hotéis, pousadas e prédios abandonados, venda de celulares com procedência desconhecida, dentre outras.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.