Sistema de irrigação é implantado em Unidade Demonstrativa de banana no Careiro

Foto: Divulgação/Idam

A Unidade Demonstrativa (UD) do Projeto Prioritário da Banana, no município de Careiro (a 88 quilômetros de Manaus), foi beneficiada com a implantação de um sistema de irrigação, na última quarta-feira (20/02). A ação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) tem o objetivo de incentivar os produtores familiares a adotarem boas práticas na lavoura.

O coordenador do PP da Banana, Diego Henrique, destaca que, apesar da estiagem severa que atingiu o estado este ano, a propriedade alcançou a marca de quatro toneladas da fruta entre janeiro e dezembro. Com a implantação do sistema de irrigação, a produção deverá ser maior em 2024.

“A implantação desta unidade demonstrativa era uma das metas do projeto prioritário, pois cada método utilizado na propriedade serve como referência para os outros produtores adotarem, por ser um processo de produção já testado e eficiente”, explicou.

A UD foi implementada na região em 2022, em uma propriedade situada no quilômetro 26 da Estrada de Autazes, no município de Careiro. Foram plantadas 598 mudas, hoje plantas adultas. Das quatro toneladas produzidas, aproximadamente uma tonelada foi comercializada por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), enquanto o restante foi comercializado pelo proprietário nas feiras da região.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *