14/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Lula destaca diálogo e parcerias em última reunião ministerial de 2023, mirando em 2024

Publicado em 20 de dezembro, 2023

Lula destaca diálogo e parcerias em última reunião ministerial de 2023, mirando em 2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conduziu a última reunião ministerial de 2023 no Palácio do Planalto, nesta quarta (20/12), destacando a importância do diálogo e parcerias para enfrentar os desafios políticos e consolidar conquistas. Lula elogiou a articulação do governo e expressou a continuidade da negociação com o Congresso como foco para 2024.

“Em janeiro de 2023, poucas pessoas no mundo acreditavam que a gente pudesse chegar no final do ano do jeito que estamos chegando. Estamos chegando numa situação muito boa, não é excepcional, porque sempre queremos mais, mas acho que chegamos numa situação excepcional se a gente levar em conta a realidade que nós pegamos nesse país”, afirmou o presidente na fala que abriu o encontro.

Durante a reunião, os ministros apresentaram balanços do ano e projeções para 2024. O presidente reforçou o compromisso com o diálogo, afirmando que o governo seguirá buscando acordos mesmo diante de eventuais vitórias e derrotas no Congresso.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, apresentou o balanço das atividades de 2023. Programas como Computadores para Inclusão, Blitz da Telefonia Móvel, e iniciativas para fortalecer a conectividade foram destacadas, evidenciando a prioridade dada à inclusão digital e à expansão das infraestruturas de comunicações.

“Os números apresentados reforçam o nosso empenho em cumprir a missão dada pelo presidente Lula em levar a inclusão digital e conectividade – além de acesso à informação de qualidade, cultura e lazer – a todos os brasileiros” disse Juscelino Filho.

Escolas

A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), instituída em setembro deste ano, é um passo importante para universalizar a conectividade nas escolas de educação básica. Com investimentos de R$ 6,4 bilhões previstos no Novo PAC, mais de 138 mil escolas serão conectadas, promovendo o acesso à internet e tecnologia para os estudantes em todo o país.

Além disso, o ministro Juscelino Filho ressaltou a atuação destacada do Brasil no cenário internacional, com participação ativa em conferências como a Conferência Mundial de Radiocomunicações e o G20. O país busca impulsionar a transformação digital, abordando temas como conectividade, governo digital, integridade da informação e inteligência artificial.

Em janeiro, o Ministério das Comunicações (MCom) divulgará os balanços detalhados das ações e programas executados em 2023, reforçando o compromisso com a transparência e a prestação de contas à sociedade. Acompanhe as atualizações no portal e nas redes sociais do ministério.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.