Le Beaujolais Nouveau est arrivé!, anuncia o Quintal Bistrô

Le Beaujolais Nouveau

Le Beaujolais Nouveau (foto), o famoso vinho francês, chegou a Manaus

Le Beaujolais Nouveau est arrivé!, a famosa frase publicitária da festa tradicional francesa, pode ser aplicada pela primeira vez em Manaus. O restaurante Quintal Bistrô recebeu o Beaujolais Nouveau e o Beaujolais-Villages Nouveau 2023. O lançamento da safra se deu, como é tradicional, no dia 16 de novembro, em Paris. “O Quintal é único do Norte e dos poucos do Brasil a ter esse vinho”, anuncia o sommelier Ivanhoé Mendes.

O Beaujolais é o único vinho com festa nacional na França. A operação brasileira é inédita. A Mistral, maior importadora de vinhos do Brasil, exclusiva do produtor Joseph Drohin, brindou alguns restaurantes com o produto.

Trata-se de uma guerra. A festa atingiu o mercado internacional, onde a frase do título, típica da França, mudou para “It’s Beaujolais Nouveau Time!” (“É hora do Beaujolais Nouveau!”). Os asiáticos, por outro lado, consomem simplesmente metade da safra.

 

Beaujolais

Beaujolais é região francesa do Sul da Borgonha e ao Norte de Lyon. A Borgonha é conhecida por produzir vinhos da uva Pinot Noir, como o Romanée-Conti, um dos mais famosos Gran Gru Classé. Produz também grandes brancos, com uvas como Chardonnay, Montrachet e Chablis, colecionando safras famosas.

A uva Gamay, do Beaujolais Nouveau, é uma exceção entre as concorrentes mais conhecidas. O vinho do ano só podia ser vendido, antes e durante a II Guerra Mundial, após 15 de dezembro. Em 13 de novembro de 1951, a Union Interprofessionnelle des Vins du Beaujolais (UIVB), que reúne os produtores da região, estabeleceu 15 de novembro como data oficial de lançamento. E, em 1985, mudou para a terceira quinta-feira de novembro, como permanece até hoje.

 

O vinho

O Beaujolais Nouveau é produzido com a uva (Gamay) sem passar pela fermentação tradicional e sim por maceração carbônica. É um processo diferente. Não são usadas leveduras ou oxigênio. As uvas são colhidas à mão, destacadas uma a uma e colocadas no tanque de inox inteiras. Retira-se o oxigênio do tanque e se introduz gás carbônico.

“Nesse ambiente anaeróbico, o processo de fermentação é feito dentro da própria uva, transformando o açúcar em álcool, muito rapidamente, em até dez dias. Daí elas são prensadas normalmente. Tanto é que o Beaujolais Nouveau tem poucos taninos. Você sente na boca ameixa, cereja e até banana, uma miríade de aromas e de frutas, com acidez e poucos taninos. É um vinho ligeiro, rápido, de comemoração”, explica Ivanhoé.

Na terceira quinta de novembro, o vinho é lançado no mundo inteiro. A Mistral, exclusiva da família de Joseph Drohin, que está na Borgonha desde 1980, fez uma logística para que os vinhos chegassem ao Brasil no final de novembro e a Manaus no início de dezembro.

“Na França, o vinho é servido com aves ou embutidos, salames etc. É um vinho fácil de beber, jovem, muito jovem, que precisa ser consumido em até seis meses. No Quintal há poucas garrafas do vinho e até fim de dezembro o estoque estará consumido”, acrescenta o sommelier.

“A diferença entre o Beaujolais Nouveau e o Beaujolais Village-Nouveau é que, no segundo, a maceração é semi-carbônica, uma parte com leveduras e outra com gás carbônico. São uvas extremamente selecionadas pelos vinhedos de Dohin”, explica.

 

Quintal Bistrô

O restaurante Quintal Bistrô, inaugurado em outubro deste ano, é o mais novo point da Ponta Negra. Abre de terça, no jantar, a domingo, no almoço. Quem quiser saborear o Beaujolais deve fazer reserva, por precaução, principalmente a partir de sexta. O celular é (92) 99527-0721. O endereço é Rua Araras Azul, 24, Ponta Negra.

“Há um frango muito bom, feito no sous vide, e o confit de pato, que podem acompanhar o Beaujolais. É um vinho que vai muito bem com pratos leves. Pode ser servido mais gelado, com 10º, 12º de temperatura. Ou apenas ser saboreado, bebericado.

O Beaujolaios Noveau custa R$ 399,00 a garrafa de 750ml e o Beaujolais-Village Nouveau R$ 426,00.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *