Em Japurá, operação do Exército combate crimes ambientais e transfronteiriços

Em Japurá, operação do Exército combate crimes ambientais e transfronteiriços

Foto: Divulgação/CMA

Como resultado dos acordos regionais de integração militar e da constante troca de informações de inteligência entre Brasil e Colômbia, a 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl) realiza, desde 6 de dezembro, a “Operação Espelhada” com o Exército Colombiano. Trata-se de mais uma das diversas ações do Comando Militar da Amazônia (CMA) com o objetivo de combater crimes transfronteiriços e ambientais na região de Fronteira com a Colômbia, além de intensificar a presença do Exército Brasileiro naquela região.

A operação, replicada, de forma simultânea pelo PEF colombiano de La Pedreira, é conduzida por tropa do 3º Pelotão Especial de Fronteira (PEF) do Comando de Fronteira Japurá/17º Batalhão de Infantaria de Selva (C Fron Japurá/17º BIS) localizado em Vila Bittencourt no município de Japurá, após o recebimento de informações de inteligência repassadas pelos militares colombianos sobre carregamento de drogas sendo transportadas em trilhas da região de fronteira a caminho do Brasil.

Até o momento, foram encontradas duas embarcações abandonadas à margem do Rio Japurá, sendo uma bandeirinha motor 200HP Yamaha e uma voadeira motor 40HP.

Os militares brasileiros percorrem o ambiente da selva realizando patrulhamento fluvial nos igarapés da região e estabelecendo pontos de bloqueio e controle em pontos de passagem dos rios, enquanto militares colombianos executam as mesmas ações do outro lado da fronteira.

Este ano, já foram apreendidas 4.740 kg de drogas do tipo skunk, avaliadas em R$ 94.816.000,00, 480 kg de pasta base de cocaína, estimadas em R$ 57.600.000,00 na região de fronteira pelas tropas do Comando de Fronteira Japurá em mais de 480 dias de operação.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *