Pesquisas sobre alimentação à base de bioprodutos amazônicos são apresentadas na ExpoAmazônia BIO&TIC

Foto: Divulgação/Nathalie Brasil/Fapeam

Estudos sobre alimentos à base de bioativos e plantas alimentícias não convencionais, como alternativa alimentar nutritiva, saudável e de baixo custo, desenvolvidos com apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), marcam o último dia de participação da instituição na ExpoAmazônia BIO&TIC 2023, evento que teve início na terça-feira (28/11) e encerra nesta quinta-feira (30/11).

Dois desses projetos de pesquisa são amparados pelo Programa Kunhã – CT&I no Amazonas – Edital nº 008/2022, da Fapeam. A primeira, refere-se ao “Estudo para substituição de corante artificial por carotenoides de resíduos de frutos amazônicos com aplicação tecnológica limpa”, coordenada pela pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Francisca das Chagas do Amaral Souza.

O estudo visa aproveitar resíduos da indústria de alimentos, como os extratos de carotenoides de resíduos do umari (Poraqueiba sericea), tucumã (Astrocaryum aculeatum) e buriti (Mauritia flexuosa), para substituição do corante sintético amarelo tartrazina, por meio da implantação de novos processos integrados, o que permite aliar produtividade com eficiência ambiental.

“A utilização de tecnologia limpa e econômica torna-se uma alternativa viável para extração de compostos bioativos e corantes ainda presentes nos subprodutos de frutos amazônicos, além de agregar valor e aproveitar os compostos biologicamente ativos, aumentando a gama de produtos oferecidos”, justificou Francisca.

Na oportunidade, Francisca observou que a pesquisa irá impactar diretamente a comunidade científica, com informações novas a respeito da utilização dos frutos em suas mais diversas funções e, principalmente, a população, que ficará mais informada sobre os benefícios dos alimentos e se possível melhorar a qualidade de vida e o critério quanto ao seu consumo.

Plantas alimentícias não convencionais

A segunda pesquisa, intitulada “Salada Panc: uma alternativa alimentar nutritiva e de baixo custo”, coordenada pela professora do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), campus Manaus Centro, Jaqueline de Araújo Bezerra, desenvolve um suplemento em pó nutritivo à base de Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc) com propriedades antioxidantes e prebióticos, a partir de folhagem fresca ou cozida como o ora-pro-nobis (Pereskia bleo), caapeba (Piper peltatum), flores de P. bleo, o vegetal pepininho (Melothria pendula), os frutos de caferana (Bunchosia armeniaca) e, como tempero, as folhas de cipó-alho (Mansoa alliacea).

Foto: Divulgação/Nathalie Brasil/Fapeam

Jaqueline disse que a ideia inicial da pesquisa é substituir a salada comum que sofreu um reajuste de preço significativo nos últimos anos, por suplemento em pó alternativo para quem não aprecia saladas, mas tem carência de uma alimentação mais nutritiva e saudável, que pode adicionar a sopas, misturar com a farinha e outros preparos.

“Além de agregar valor às espécies que são consideradas mato ou praga é um incentivo para o cultivo das espécies por agricultores familiares, para aumentar sua renda com a venda de espécies alternativas”, acrescentou a coordenadora.

Algumas das espécies selecionadas já foram analisadas preliminarmente pela equipe técnica, com finalidade de gerar subsídios para elaboração posterior de produtos alimentícios, mostrando continuidade de pesquisa de projetos fomentados pela Fapeam.

Apoio

A pesquisadora Jaqueline de Araújo aproveitou a oportunidade para destacar a importância do apoio da Fapeam a pesquisas como essa.

“A Fapeam contribuiu desde o início da minha carreira de pesquisadora, apoiando desde o projeto de fixação de doutora até os projetos que hoje coordeno. Esse projeto é uma continuidade de pesquisa, visto que, já realizei estudos de caracterização química de algumas espécies de Panc promissoras para criar subsídios para o desenvolvimento de produtos alternativos”, concluiu.

Na exposição, a pesquisa foi representada pela bolsista de apoio técnico do projeto Kunhã – CT&I, Débora Nogueira Cavalcante.

Frutos amazônicos

Amparado pelo Programa Estratégico de Desenvolvimento do Setor Primário Amazonense (Prospam/Fapeam), o estudo “Elaboração de biscoitos com frutos amazônicos”, coordenado pela professora e pesquisadora do Ifam, doutora Lúcia Schuch Boeira, desenvolve tecnologia para a produção de biscoitos utilizando frutos amazônicos como pupunha, buriti e tucumã, que oferecem vitamina A e alto teor de fibra.

De acordo com Lúcia Schoch, o tucumã e o buriti possuem maiores teores de vitamina A e todos os frutos têm apresentado na pesquisa alto teor de lipídios, o mesmo utilizado na elaboração de produtos de panificação.

A partir disso, a pesquisa pretende desenvolver a produção de biscoitos utilizando os frutos para elaborar produtos que contemplem todas as macrotendências do mercado e forneça informações científicas fundamentais para posterior transferência da tecnologia e implantação de agroindústrias exitosas. Os frutos são conhecidos pelo alto teor de betacaroteno (pró-vitamina A), que é destruída em altas temperaturas.

Um dos objetivos do projeto é responder se ainda será encontrado o betacaroteno nos biscoitos. “Os resultados obtidos até o momento, demonstraram que ocorre perda de betacaroteno, porém a quantidade encontrada nos biscoitos, ainda é elevada, considerado rico em pró-vitamina A”, explicou a coordenadora.

ExpoAmazônia BIO &TIC

Pelo segundo ano, a Fapeam participa da ExpoAmazônia BIO&TIC – cujo objetivo é discutir, integrar, consolidar e alavancar os polos de Bioeconomia e Digitais da região Amazônica – apresentando as ações e pesquisas desenvolvidas com fomento do Governo do Amazonas, por meio da Fundação.

Além dos projetos de pesquisa apoiados pela instituição, foram apresentados investimentos realizados para a área de ciência, tecnologia e inovação, assim como as oportunidades para pesquisadores do Amazonas, oferecidas por meio dos editais da Fundação.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *