Combate à violência contra crianças e adolescentes é tema de palestra em escola na zona Centro-Oeste

Combate à violência contra crianças e adolescentes é tema de palestra em escola na zona Centro-Oeste

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou, nesta quinta-feira (30/11), palestras educacionais para os alunos da Escola Estadual Maria de Lourdes Rodrigues Arruda, localizada no bairro Alvorada 2, zona centro-oeste de Manaus. A iniciativa faz parte das políticas públicas que auxiliam na redução de casos de violência contra crianças e adolescentes.

A atividade, coordenada pela Secretaria Executiva de Direitos da Criança e do Adolescente (Sedca), reuniu cerca de 300 alunos do Ensino Fundamental. A palestra abordou diversos tipos de violências praticadas contra o público infantojuvenil, como violência cibernética, violência verbal, física, psicológica, exploração sexual e trabalho infantil.

Além disso, a ação incluiu exposição de cartazes e distribuição de folhetos, informando sobre a rede de proteção do estado e divulgando os canais de denúncias Disque 100, 180 e 181. A diretora, Cássia Melo, explica que essas atividades educacionais proporcionam aos alunos conhecimento sobre seus direitos e a capacidade de identificar situações de violência.

“Essa parceria com a Sejusc é fundamental para que os nossos alunos estejam conscientes e possam identificar situações de violência, agressão e abuso. Quando eles reconhecem os seus direitos, eles podem buscar ajuda e acolhimento das redes de proteção da criança e adolescente”, enfatiza a gestora.

Após a palestra houve uma roda de conversa onde os alunos puderam relatar dúvidas que foram respondidas pela equipe profissional da Sedca. A estudante do 6º ano do Ensino Fundamental, Karla Silva, de 11 anos, conta que as atividades ajudam a encorajar crianças a denunciarem casos de agressão.

“Eu acho muito importante esse tipo de palestra, porque muitas pessoas não denunciam agressões por vergonha, medo de ser julgada ou de não ser atendida e hoje eu aprendi que existem locais onde essas pessoas podem ser acolhidas”, conta a aluna

Políticas aplicadas

Atividades de mobilização, como palestras educacionais, rodas de conversas e ações de conscientização são promovidas pela Sedca o ano inteiro. O intuito dessas iniciativas é assegurar o bem-estar de crianças e adolescentes do estado.

Jaqueline Nogueira, gerente da Sedca, enfatiza a importância das iniciativas na redução do índice de violência contra esse público, especialmente ao abordar temas como o combate ao abuso e exploração sexual.

“Hoje, nós trabalhamos o combate ao abuso e exploração sexual, um assunto delicado, mas que precisa ser abordado para que esses crimes sejam evitados. A Sedca tem a missão de informar locais onde as crianças podem pedir ajuda e fazer com que elas consigam romper um ciclo de violência”, explica Jaqueline.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *