09/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

IPAT recebe doação de 700 livros para projetos de leitura e ressocialização de internos

Publicado em 24 de outubro, 2023

IPAT recebe doação de 700 livros para projetos de leitura e ressocialização de internos

Foto: Ascom Seap

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) por meio de uma ação integrada realizada pelo Núcleo de Advocacia Voluntária (NAV) e pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF) realizou a entrega de 700 obras literárias à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) para serem utilizadas pelos reeducandos do Instituto Penal Antônio Trindade (IPAT).

A entrega das obras literárias é resultante de uma campanha de arrecadação, intitulada “Doe livros… doe sonhos” pela qual o Poder Judiciário Estadual, por meio do NAV e do GMF, mobilizou seu público interno e a sociedade em geral para a iniciativa.

A entrega das 700 obras literárias ocorreu na última semana em solenidade realizada no Instituto Penal Antônio Trindade (IPAT) e que contou com a presença da Supervisora do GMF, desembargadora Luiza Cristina Nascimento da Costa Marques; da juíza coordenadora do GMF, Ana Paula de Medeiros Braga; do secretário da Seap, Coronel Paulo César Gomes de Oliveira Júnior; da coordenadora do NAV, Isabelle Perasa, e de demais representantes do Poder Judiciário e da Seap.

A ação realizada pelo Judiciário do Estado do Amazonas alinha-se à política nacional de estímulo à leitura em ambientes prisionais e que será fortalecida, nesta semana, com a realização do “Encontro nacional de gestores de leitura em ambientes prisionais”. O evento será promovido nos próximos dias 26 e 27 de outubro na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e terá a participação do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso.

Os livros arrecadados e, agora doados, serão utilizados em projetos de leitura e de ressocialização, realizados com internos do IPAT.

A iniciativa em estímulo à ressocialização dos reeducandos, tem amparo na legislação vigente, a qual indica que para fins de remição de pena, o leitor terá o prazo de 21 e 30 dias para realizar a leitura de uma obra literária, além de comprovar que a leu em dez dias. Cada obra lida corresponderá a quatro dias de remição de pena.

Conforme a Supervisora do GMF, desembargadora Luiza Cristina Nascimento da Costa Marques, a entrega das 700 obras literárias é de grande importância pois, sendo o resultado de uma campanha, representa o esforço e empenho da sociedade em colaborar com a ressocialização daqueles que cumprem pena.

A desembargadora, durante a solenidade, também mencionou que o Tribunal de Justiça do Amazonas, por meio do GMF, tem procurado atuar de maneira reforçada para contribuir com o aperfeiçoamento da gestão prisional no Amazonas, em um trabalho que envolve a fiscalização das Unidades, a realização de mutirões carcerários (visando à revisão de processos de apenados) e a execução de projetos.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.