Pesquisadora Violeta Loureiro lança em Manaus os dois volumes de ‘Caminhos e descaminhos da Amazônia’

Foto: Divulgação

A pesquisadora e professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) Violeta Refkalefsky Loureiro lançará nesta quarta-feira, 25/10, o livro “Caminhos e descaminhos da Amazônia”, editado pela Valer, em dois volumes.

O evento será realizado durante o III Encontro Nacional de Trabalho Interdisciplinar e Saúde (Entis), na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no auditório Samaúma, na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA, avenida Rodrigo Otávio, 3.000 – Setor Sul, Coroado I), a partir das 15 h.

A pesquisadora é autora de diversas obras sobre o pensamento econômico e sociocultural regional, como “Amazônia: estado, homem e natureza” e “Amazônia: colônia do Brasil”. A sua carreira é dedicada ao debate das grandes questões amazônicas.

O primeiro volume da obra tem como subtema “Acertos, erros e possibilidades”, e o subtema do segundo volume é “Meio ambiente e justiça social”.

Para a autora, na apresentação da obra, o livro representa o conhecimento que foi adquirindo ao longo dos anos, perguntando, estudando, vendo, discutindo e aprendendo sobre as Amazônias.

Foto: Divulgação

De acordo com a coordenadora editorial da Valer, Neiza Teixeira, a abordagem feita pela autora apresenta uma escrita aberta ao público, realizada com o propósito de levar à reflexão os mais variados leitores. “Violeta Loureiro é reconhecidamente uma das grandes teóricas das Amazônias, como tem demonstrado nas obras de fôlego e intensa pesquisa publicadas pela editora Valer”.

O primeiro volume está distribuído em 13 capítulos e o segundo em oito. Cada um deles corresponde a um artigo científico publicado em revista científica nacional ou estrangeira, em diferentes momentos e atualizados para essa publicação.

“A contribuição desses artigos implica numa compreensão mais profunda sobre a realidade dos povos amazônicos, vistos pelas suas relações econômicas, sociais e culturais, como também sobre a atuação do poder sobre espaço e gentes”, ressaltou a coordenadora editorial.

Durante o evento a editora disponibilizará as obras da autora. “Como em todos os nossos lançamentos, estaremos com um espaço apresentando e vendendo os livros que a autora escreveu publicados pela Valer”, disse a diretora de eventos da Valer, Marília Maciel.

Autora

Violeta Loureiro é graduada em Ciências Sociais pela UFPA (1969), fez mestrado em Sociologia na Unicamp (1985), doutorado no Institut des Hautes Études de l`Amérique Latine, – Iheal, em Paris, França (1994), e pós-doutorado na Universidade de Coimbra, Portugal (2006).

No conjunto de suas atividades profissionais destaca-se sua contribuição para o desenvolvimento da Sociologia nos Estados do Pará e na Amazônia.

Feitos que foram reconhecidos com o título de Professora Emérita, concedido pela UFPA, em 2015 e, em 2021, o Prêmio Florestan Fernandes, pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), homenagens que se agregaram a outros prêmios que lhes foram concedidos ao longo dos anos, em grande parte, por sua atuação em defesa da educação pública e de qualidade.

Entis

O III Encontro Nacional de Trabalho Interdisciplinar e Saúde (Entis) se apresenta como um espaço de discussão interdisciplinar sobre trabalho e as reconfigurações da saúde pública no contexto brasileiro, considerando as particularidades do contexto amazônico, por meio de conferências, palestras, debates, painéis, minicursos, exposições de pôsteres, comunicações orais de resultados de pesquisas concluídas ou em andamento, com vistas à socialização, desenvolvimento, difusão e aplicação do conhecimento produzido na área, como também o compartilhamento de experiências de trabalho inovadoras.

Em sua terceira edição, traz para o centro do debate a temática “Estado, Trabalho e Políticas Públicas na Amazônia: navegando entre passado e futuro”, de modo a problematizar as políticas públicas no contexto amazônico, com atenção especial à política de saúde.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *