18/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Ciama e Sebrae promovem Oficina de Beneficiamento de Açaí, em Tabatinga

Publicado em 19 de outubro, 2023

Foto: Divulgação/Ciama

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizará no período de 25 a 27 de outubro a Oficina de Beneficiamento de Açaí, no município de Tabatinga (distante 1.108 km de Manaus). A atividade, que será dividida em teoria e prática, integra a programação do II Workshop Internacional Pactas – Etnosaberes e Sociobioeconomias na Amazônia.

A oficina será ministrada pela engenheira de alimentos da Ciama, Aline Guimarães, que abordará as boas práticas de manipulação do fruto, a segurança dos alimentos, a qualidade e tratamento da água, passando desde a colheita, a cadeia de aproveitamento do açaí, até o despolpamento e embalagem, com técnicas para evitar a contaminação microbiana e o tratamento térmico (branqueamento) necessário para melhorar a qualidade da polpa de açaí e torná-lo seguro para o consumo humano.

Segundo Aline Guimarães, o laboratório é o ponto alto da oficina. “No laboratório, os participantes poderão ter a experiência de realizar, na prática, todo o processo de beneficiamento do açaí, em uma usina que a Ciama embarcou para Tabatinga, capaz de processar 280 kg por dia”.

De acordo os dados do IBGE, Tabatinga, entre os municípios do Alto Solimões, é o que possui maior quantidade de açaí produzido na extração vegetal, seguido de Atalaia do Norte e Benjamin Constant. O açaí participa de um circuito local de comercialização, sendo o fruto processado por pequenos comerciantes locais não indígenas em equipamentos próprios. Deste processamento, obtém-se, em média, de 70 a 130 litros de vinho de açaí, dependendo da época considerada.

Diante destes dados, a intenção da Ciama é capacitar ainda mais as pessoas que já trabalham com o açaí. “É importante que eles executem as boas práticas de manipulação e beneficiamento, garantindo a segurança alimentar na comercialização do fruto na região e até mesmo na exportação para outros mercados”, afirma Aline Guimarães.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.