13/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Agência apresenta experiência brasileira em conferência internacional sobre mineração

Publicado em 18 de outubro, 2023

Agência apresenta experiência brasileira em conferência internacional sobre mineração

Pela primeira vez, a Agência Nacional de Mineração (ANM) apresentou experiências brasileiras no mais importante evento sobre fechamento de mina do mundo. Ao todo, dois artigos produzidos por especialistas da agência foram selecionados para a 16ª edição da Conferência Internacional sobre Fechamento de Mina, realizada de 2 a 5 de outubro, em Nevada, nos Estados Unidos.

O encontro, que reuniu executivos, especialistas e representantes de órgãos reguladores de 19 países, trouxe as melhores práticas adotadas no mundo para o fechamento e a reabilitação de minas, definições de usos futuros sustentáveis para áreas pós mineradas e gestão de minas abandonadas.

O primeiro caso, apresentado pelo especialista em Recursos Minerais Fábio Perlatti, coordenador de Fiscalização da Atividade Minerária (COFAM), tratou da influência dos fatores sociais e ambientais no fechamento e reabilitação de minas no Brasil. A experiência foi exposta em painel conjunto com o Jason Dunlop, assessor técnico do Escritório Departamento de Reabilitação de Minas do Governo de Queensland, na Austrália, que relatou casos daquele país.

O segundo artigo, apresentado oralmente pelos especialista em Recursos Minerais, Fernando Kutchenski Junior e Helder Pasti, da Superintendência de Fiscalização (SFI), abordou as ações da ANM nos trabalhos de recuperação de áreas impactadas pela extração de carvão, em Criciúma  (SC).

Ações

Para Kutchenski, o evento foi uma excelente oportunidade para conhecer ações e trocar experiências com profissionais e acadêmicos envolvidos no fechamento de minas de diversos países. “Isso possibilita trazer para a ANM conhecimentos relevantes sobre as melhores práticas a serem adotadas na construção e operacionalização dos instrumentos regulatórios relativos ao fechamento de mina e a reabilitação ambiental de áreas mineradas”, destaca.

Perlatti lembra que a ANM está aprimorando a Resolução nº 68/2021 e ressalta que os conhecimentos adquiridos no evento são de grande interesse no avanço do tema. “Além do mais, a ANM está em tratativas, por meio de Ordem de Serviço, com o Ibama e o ICMbio, com o intuito de aprimorar o licenciamento ambiental e otimizar a aprovação e o monitoramento dos planos de fechamento de mina, assim como, das minas abandonadas”, conta.

Também estiveram presentes os especialistas em Recursos Minerais Sérgio Klein e Romel Vasconcelos, da SFI, Moacyr Andrade, Wagner Siqueira e José Carneiro, da Superintendência de Outorga de Títulos Minerários (SOT), e Selmar Oliveira, da Superintendência de Ordenamento e Disponibilidade de Áreas (SOD).

Essa é a segunda ida de técnicos da ANM ao evento. A primeira participação ocorreu na 15ª edição da conferência, realizada em 2022, em Brisbane, na Austrália.

Viagens técnicas

Além da conferência, a delegação da ANM participou de viagens técnicas de campo às cidades norte-americanas de Salt Lake City e Reno, em que foi possível conhecer minas em diferentes estágios de fechamento e reabilitação.

Um dos grandes objetivos da missão da ANM foi continuar o diálogo iniciado no ano passado com a Austrália para unir esforços com instituições oficiais do governo de Queensland, entidades acadêmicas e com institutos ligados ao setor privado para parcerias institucionais.

Entre os avanços, está a possibilidade de o Brasil sediar em 2026 a Conferência Internacional sobre Fechamento de Mina, em negociação com a Australian Centre for Geomechani cs (ACG), responsável pela organização do evento.

Ao longo dos diálogos institucionais, a delegação brasileira fez um panorama da regulação mineral no Brasil, país reconhecido como grande produtor e exportador mineral. Também apresentou os sistemas de dados minerais da ANM e tratou da questão dos rejeitos de mineração no país, bem como as medidas adotadas pelo órgão no sentido de aprimorar o arcabouço regulatório sobre o tema.

“Além do diálogo com a Austrália, incluímos novos parceiros, como os Estados Unidos, Canadá e Chile.  Foi uma oportunidade para o Brasil mostrar sua força e capacidade na discussão de melhores práticas para a aplicação no contexto nacional”, complementou Kutchenski.

Tags:

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.