24/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

CNS celebra 38 anos de legado com live nesta terça-feira

Publicado em 17 de outubro, 2023

CNS celebra 38 anos de legado com live nesta terça-feira

Foto: Divulgação

O Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), um dos mais importantes movimentos de proteção dos territórios e defesa dos povos da floresta, celebra seus 38 anos com a realização de uma live, nesta terça-feira, dia 17 de outubro, às 20h (horário de Brasília), com transmissão gratuita por meio do canal no Youtube.

Intitulada “CNS: 38 anos de luta e resistência”, a live terá a participação do presidente do Conselho, Júlio Barbosa; da diretora de articulação política da Secretaria Nacional de Juventude do CNS, Letícia Moraes; da secretária de Mulheres, Maria Nice Machado; e do secretário-geral, Dione Torquato. Além disso, o diálogo terá mediação da atriz e produtora cultural, Karla Martins.

Na live, os participantes vão abordar a história e principais lutas, e legados do CNS, que foi criado em 17 de outubro de 1985, na Universidade de Brasília (UnB), durante o I Encontro Nacional dos Seringueiros. Na mesma época que o líder seringueiro Chico Mendes apresentava para o Brasil e o mundo a proposta de criação das Reservas Extrativistas.

“Desde então, o CNS trabalha para honrar a memória e defender o legado de Chico Mendes. Nossa inspiração vem do que aprendemos com Chico Mendes: ‘No começo, pensei que lutava para defender as seringueiras. Depois, pensei que lutava para salvar a floresta amazônica. Hoje, percebo que luto para salvar a humanidade.’ É por isso que estamos aqui, celebrando nossos 38 anos e já pensando nas próximas lutas, que não são poucas. Mas, se não lutarmos para manter a Amazônia em pé, como o Chico sonhava e queria, como é que vamos ter um futuro para a humanidade?”, comenta Júlio Barbosa.

Segundo ele, a live também marca o início dos preparativos para o VI Congresso Nacional do CNS, que ocorrerá do dia 13 a 17 de novembro, na Universidade de Brasília (UnB), em Brasília, com a presença de mais de 250 participantes.

Ele reforça ainda que a luta permanente do CNS está na consolidação dos territórios conquistados com a inclusão e implementação de políticas públicas voltadas para a saúde, educação, energia, transporte e infraestrutura. A organização, governança e gestão dos territórios com controle de gestão pelas associações, sustentabilidade no uso dos recursos sustentáveis, assistência técnica para melhorar os meios de produção e o retorno financeiro para as famílias extrativistas também estão entre os pontos defendidos pelo CNS.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.