FMI antecipa previsão e aponta Brasil no ranking das maiores economias globais este ano

FMI antecipa previsão e aponta Brasil no ranking das maiores economias globais este ano

Com o crescimento econômico do Brasil surpreendendo e o câmbio mais favorável, o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro deve voltar ao ranking dos dez maiores do mundo já este ano – e na nona posição, ultrapassando o Canadá e a Itália, segundo as previsões mais recentes do Fundo Monetário Internacional (FMI).

O organismo divulgou semana passada seu novo conjunto de previsões globais para os próximos anos, o World Economic Outlook.

“É a primeira vez, desde 2019, que voltamos a figurar entre os “10 grandes”. E tem mais: as projeções apontam que até 2028 deveremos subir mais um degrau. Falamos claramente na campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva: crescimento com inclusão, estabilidade e sustentabilidade. Inclusão social e responsabilidade fiscal atraindo investimentos produtivos e gerando emprego e renda”, comentou o vice-presidente Geraldo Alckmin, nas suas redes sociais.

O PIB brasileiro, que terminou 2022 na 11ª posição global, deve avançar duas casas este ano e se manter nesta posição em 2024. Em 2026, o país deve chegar ao posto de oitava maior economia do planeta, com um PIB de US$ 2,476 trilhões – e ficará nesta posição no ranking até 2028, último ano para o qual o FMI traça projeções.

“O Brasil nos surpreendeu com sua força em termos de crescimento. Há várias razões para isso. Uma delas é o crescimento da agricultura. (Há também) as reformas que estão sendo feitas e melhores perspectivas no gerenciamento macroeconômico”, disse Rodrigo Valdés, diretor do Departamento do Hemisfério Ocidental do FMI, na sexta-feira.

Veja abaixo a posição do Brasil no ranking global:

Tags: FMI
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *