21/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Lula pede ‘prioridade absoluta’ na repatriação de brasileiros

Publicado em 10 de outubro, 2023

Lula pede ‘prioridade absoluta’ na repatriação de brasileiros. FAB está com aviões em Israel e em Roma

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu “prioridade absoluta” na repatriação de brasileiros que estão na região do conflito entre Israel e o Hamas, classificado pelos Estados Unidos e pela União Europeia como grupo terrorista.

A determinação foi reforçada em uma reunião por videoconferência na tarde da segunda-feira (9). Participaram os ministros José Múcio Monteiro (Defesa), Paulo Pimenta (Comunicações) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência), além de Celso Amorim, chefe da assessoria internacional da Presidência da República.

Lula, que tem despachado do Palácio do Alvorada enquanto se recupera de uma cirurgia no quadril, também conversou por telefone com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. O chanceler está na Indonésia.

De acordo com integrantes do governo, o presidente reafirmou a posição de buscar uma solução de cessar-fogo. O país ocupa a presidência temporária do Conselho de Segurança das Organizações das Nações Unidas (ONU).

Até agora mais de 2.377 pessoas pediram para deixar Israel; 26 na Faixa de Gaza. Aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) estão mobilizados na operação.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.