Mais de 10 mil alunos da rede estadual participam da 2ª fase da Olimpíada de Matemática

Mais de 10 mil alunos da rede estadual participam da 2ª fase da Olimpíada de Matemática

Foto: Divulgação/Seduc

As provas da segunda fase da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) acontecem neste sábado (07/10), em todo o Brasil, a partir das 13h30 (horário de Manaus). A avaliação, que é aplicada para alunos do Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano) e Ensino Médio, contará com mais de 10,9 mil estudantes da rede estadual do Amazonas, qualificados para esta segunda etapa.

Realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a Obmep tem o objetivo de proporcionar ao aluno o exercício do raciocínio lógico-matemático. As provas da 2ª fase da Obmep 2023 são compostas por 6 questões discursivas, diferentemente da 1ª fase, quando as provas têm 20 questões objetivas.

Em Manaus, 159 escolas estaduais receberão os mais de 5,6 mil alunos da capital amazonense qualificados para a segunda fase. A movimentação é organizada pela Secretaria Executiva Adjunta da Capital (Seac), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, que tem mobilizado todas as Coordenadorias Distritais de Educação (CDE), para a disseminação de informações sobre a prova.

“Estamos, junto às coordenadorias, trabalhando para que a participação dos alunos seja de 100%. Para isso, identificamos os quantitativos de escolas e discentes da capital que vão realizar as provas, preparamos também materiais didáticos com informações e orientações gerais sobre horários, recepção, alimentação. Gestores, professores e alunos estão preparados”, destacou a secretária executiva adjunta da Capital, Rute Lima.

Aplicação

A organização da Obmep recomenda que os alunos cheguem aos centros de aplicação com pelo menos 30 minutos de antecedência, portando documento original de identificação (carteira de identidade, certidão de nascimento ou carteira escolar), o cartão informativo da Obmep, lápis, borracha e caneta esferográfica azul ou preta.

Os candidatos terão três horas para concluir a avaliação, que começa às 13h30 (horário de Manaus). É possível visualizar o centro de aplicação por meio do site https://bit.ly/LocalProvaOBMEP2023.

Desempenho exitoso

Na última edição da OBMEP, em 2022, os alunos da rede estadual de ensino acumularam mais 70 medalhas conquistadas, entre medalhas de ouro, prata e bronze. Os bons resultados vieram por escolas da rede tanto na capital, quanto no interior.

O município do interior do estado que mais se destacou foi Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), com 1 medalha de ouro, duas de prata e quatro de bronze. E nesta edição de 2023, Parintins segue em evidência, com 529 alunos aprovados para a segunda fase entre os alunos de escolas públicas. No total, a rede estadual de ensino tem mais de 5,3 mil estudantes do interior aptos para o próximo sábado.

E na comunidade rural do Mocambo do Arari, em Parintins, é o lar de 22 alunos da Escola Estadual (EE) Caetano Mendonça, que irão realizar a segunda etapa da Obmep 2023. Os discentes classificados vão enfrentar, neste sábado, uma viagem de três horas até a sede do município, por conta da estiagem, que dificulta o deslocamento dos alunos.

“Apesar das dificuldades, queremos dar o nosso melhor, porque nos preparamos. Tivemos aulas de reforço para a Obmep, realizamos simulados antes e depois da primeira fase. Fizemos isso por entender que essa prova aumenta a atenção do aluno com a disciplina, porque resgata e reforça a afinidade deles com a matéria”, apontou a gestora da EE Caetano Mendonça, Jucinara Souza.

De acordo com a aluna Iandra Tavares, 17, o esforço para obter êxito na segunda etapa da Obmep tem sido o combustível para superar as dificuldades. A aluna, porém, não nega ansiedade.

“Estou tranquila agora, mas amanhã vou ficar muito ansiosa até o horário da prova. Realizo a prova desde o 6º ano do Ensino Fundamental, então tinha muita expectativa de passar para a segunda fase. É uma prova muito importante”, ressaltou a aluna, que cursa a 2ª série do Ensino Médio na unidade de ensino.

Cronograma

Após o encerramento desta segunda fase da 18ª OBMEP, a divulgação dos alunos premiados está prevista para o dia 20 de dezembro.

Os alunos premiados com medalha de ouro, prata ou bronze serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.), desenvolvido pela própria Obmep, como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. Em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o PIC Jr. concede aos premiados uma bolsa de estudos no valor de R$300 reais mensais.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *