03/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Pesquisa revela que somente 6 em cada 10 brasileiros organizam as finanças mensalmente

Publicado em 04 de outubro, 2023

Foto: Freepik

Boa parte dos brasileiros está habituada aos planejamentos financeiros. O estudo “Finanças Regionais: as diferenças na relação com o dinheiro entre os Estados do Brasil”, realizado pela Serasa em parceria com a Opinion Box, mostra que 6 em cada 10 pessoas (56%) afirmam que organizam suas finanças mensalmente.

O levantamento também identificou que 11% dizem que controlam o próprio dinheiro com frequência, mas esquecem ou pulam alguns meses. Outros 18% contam que só organizam as finanças esporadicamente ou quando sentem necessidade. Já 15% dos entrevistados afirmam que não têm o costume de se preocupar com o assunto.

Anotações em papel (42%), verificação de faturas de cartão (33%) e acompanhamento online de extrato bancário (29%) são os métodos mais comuns. Planilhas (20%) e aplicativos de controle financeiro (12%) também fazem parte da rotina dos brasileiros. Além disso, 10% dizem que organizam gastos utilizando apenas a memória.

Estados que mais organizam as finanças

De acordo com o estudo da Serasa, os consumidores do Piauí têm a maior média nacional em relação ao controle mensal das finanças: 89%. Os moradores de São Paulo, Rio Grande do Sul e Goiás empatam em segundo lugar, com 88%, seguidos pelos de Santa Catarina e Paraná – ambos com 87%.

As populações de Rondônia (72%), Alagoas (78,5%) e Bahia (79%) são as que dizem menos se preocupar com o tema. Consumidores do Espírito Santo (80%) e Acre (80%) aparecem na sequência.

Veja mais notícias em Economia

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.