26/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Estiagem: término das aulas nas escolas ribeirinhas é antecipado para esta quarta-feira (4)

Publicado em 03 de outubro, 2023

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que, devido à seca no rio Negro, será necessário antecipar o término do ano letivo das escolas ribeirinhas localizadas nesta região. O término das aulas, que seria no próximo dia 17, foi antecipado para esta quarta-feira, 4/10.

Devido a estiagem histórica deste ano, professores e alunos encontram dificuldade na locomoção até as unidades escolares.

A Semed informa ainda que o calendário das escolas do rio Negro é diferenciado devido à cheia e à vazante dos rios, por isso iniciam em janeiro e finalizam em outubro, conforme às especificidades climáticas da região amazônica.

O respectivo calendário letivo é amparado pelo artigo 23 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), e visa garantir os 200 dias letivos e 800 horas previstos pela legislação, para não causar prejuízos aos alunos, no processo de ensino e aprendizagem.

Já nas escolas do rio Amazonas, que obedecem ao calendário regular da Semed, os alunos entraram em calendário especial, com aulas remotas e a cada quinze dias a equipe pedagógica da prefeitura analisará a possibilidade do retorno das atividades presenciais.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.