22/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Lacen promove programação científica em comemoração aos seus 50 anos

Publicado em 02 de outubro, 2023

Lacen promove programação científica em comemoração aos seus 50 anos

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas-Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realiza até a próxima quarta-feira (04/10), o Workshop “Lacen-AM 50 Anos: Um Patrimônio da Amazônia”, no auditório da Universidade Paulista (Unip), localizada no bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul de Manaus.

O evento faz parte da programação alusiva ao aniversário de inauguração da unidade e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev). A atividade busca estimular o desenvolvimento técnico e científico dos profissionais e estudantes da área de saúde.

A diretora presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, reforça a importância de se comemorar esse aniversário de 50 anos que, segundo ela, é um trabalho árduo e difícil para atender os 62 municípios.

“O Laboratório Central de Saúde Pública do nosso estado é referência na região norte, são 50 anos de muito trabalho, de comprometimento e de responsabilidade. E vocês devem lembrar do protagonismo que nós tivemos principalmente na pandemia da Covid-19. Que venham mais 50, mais 100 e que a gente possa continuar desenvolvendo um bom trabalho de qualidade protegendo nossa saúde e a saúde pública do Amazonas”, comemorou a diretora da FVS-RCP, Tatyana.

Atuando há mais de duas décadas no Lacen, a técnica laboratorial do Lacen, Luisa Lopes, comenta sobre a rotina de trabalhar na instituição há tanto tempo.

“Estou no Lacen há 23 anos. Fui bem recebida e trabalho com amor e com dedicação. Já tenho 71 anos e até hoje estou cumprindo o trabalho que adoro fazer”, emocionou-se Luisa.

Agência

Convidado para o evento, o diretor da quarta diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Romilson Matos, avalia o papel do Lacen Amazonas aos 50 anos.

“O controle e o monitoramento dos produtos e serviços feitos pelos Laboratórios Centrais de Saúde Pública é fundamental para que possamos oferecer para a população brasileira produtos com eficácia, com segurança e que possam ser consumidos pela nossa população”, ponderou o diretor da Anvisa, Romilson e acrescentou parabenizando o Lacen – Amazonas pelos seus 50 anos, pelos seus importantes serviços prestados à população do Amazonas e também à população brasileira.

Durante a cerimônia de abertura foi realizado o descerramento da Placa Comemorativa dos 50 anos do Lacen, com a participação da diretora presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a diretora do Lacen, Tirza Matos, a representante da Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública do Ministério da Saúde, Lúcia Helena, a diretora interina do Lacen, Ana Ruth Arcanjo e o ex-diretor da FVS-RCP, Bernardino Albuquerque.

Inscrições Abertas

Os interessados, ainda podem se inscrever para participar da programação científica, desta terça-feira (03/10), que inclui nove minicursos com os seguintes temas: Biologia Médica, Biossegurança e Qualidade, Tuberculose, Saúde Única, Bacteriologia/Micologia, Produtos, Biologia Molecular, Endemias Amazônicas e Diagnóstico Imunológico.

Para saber mais basta acessar no link de inscrição: https:https://www.sympla.com.br/workshop-lacen-50-anos-um-patrimonio-da-amazonia__2172832

A programação na íntegra está disponível https:https://drive.google.com/file/d/1-apzG9wrBMcVMh8DDN6WYx8vhrZi2Lxv/view?usp=drivesdk

Tags:

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.