Chamada transnacional seleciona projetos científicos

Chamada transnacional seleciona projetos científicos

Foto: Divulgação/Secom

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), aderiu à chamada internacional “Chamada Transnacional Conjunta Biodiversa+ 2023-2024 (BiodivNBS)”, em parcerias com Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e com a Comissão Europeia.

A iniciativa tem o objetivo de apoiar projetos de colaboração transnacional em pesquisa, tecnologia e inovação que tenham por finalidade obter uma melhor compreensão dos pontos críticos e trade-offs, destacando os mecanismos de soluções adjacentes baseada na natureza.

O Biodiversa+ 2023 selecionará projetos que apresentem pesquisa científica em uma das seguintes linhas temáticas, conforme definido no documento da Chamada Transnacional BiodivNBS: Sinergias e trade-offs de soluções baseadas na natureza no contexto do bem-estar humano; Soluções baseadas na natureza para mitigar as causas antropogênicas da perda de biodiversidade; A contribuição das soluções baseadas na natureza para uma mudança transformadora.

Com a temática “Soluções baseadas na natureza para biodiversidade, bem-estar humano e mudanças transformadoras”, o investimento para a Chamada será no valor global de € 100.000 (cem mil euros), oriundos do orçamento da Fapeam, para despesas de capital, custeio e bolsas. A estimativa é apoiar até duas propostas, onde terão um prazo de 36 meses de vigência.

As pré-propostas devem ser submetidas até 10 de novembro, na plataforma da rede Biodiversa+. Os resultados das propostas recomendadas para financiamento serão divulgados em 15 de novembro de 2024, com o início de previsão da contratação dos projetos em fevereiro de 2025.

Para saber mais sobre a Chamada, acesse o link: https://tinyurl.com/7hd22a7k ou acesse o site Fapeam www.fapeam.am.gov.br >Serviços >Editais >Vigentes

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *