26/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Com 38,6º C, Belo Horizonte registra o dia mais quente da história

Publicado em 25 de setembro, 2023

Com 38,6º C, Belo Horizonte registra o dia mais quente da história

Belo Horizonte (MG) bateu o recorde de calor nesta segunda-feira (25/8) ao registrar 38,6ºC nos termômetros. Segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), esta é a temperatura mais alta já registrada na capital mineira desde 1961, quando o instituto começou a realizar as medições.

Antes desta segunda, a máxima registrada havia sido em 2020, quando os termômetros em Belo Horizonte alcançaram 38,4ºC.

Não são apenas os mineiros que têm passado calor nos últimos dias. O país inteiro enfrenta altas temperaturas. Neste sábado (23/9), termômetros ultrapassaram a marca dos 40 ºC em diversos estados. O Inmet chegou a emitir “alerta vermelho” para a onda de calor em 11 estados do país e Distrito Federal (DF).

A onda de calor intenso é ocasionada pelas condições de tempo predominantemente seco, com aumento da insolação, e favorecida pela subsidência atmosférica, fenômeno que inibe o desenvolvimento de nebulosidade e aumenta a temperatura da massa de ar.

O alerta do Inmet ocorre enquanto o centro-sul do país vive intensa onda de calor que marca o fim do inverno e início da primavera, que começou nesse sábado (23/9). A elevação das temperaturas acontece devido ao fenômeno El Niño e ao aquecimento global, causado pelo aumento da emissão de gases de efeito estufa.

Tags:

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.