Maioria das empresas de Manaus espera aumento de até 35% nas vendas do Dia das Crianças

Maioria das empresas de Manaus espera aumento de até 35% nas vendas do Dia das Crianças

Foto: Divulgação

Levantamento realizado pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam) revela boas expectativas por parte do comércio em relação ao Dia das Crianças deste ano. Para os empresários, 41% esperam aumento de até 10% nas vendas; 53%, esperam aumento entre 11% e 35%; 4%, esperam aumento de vendas entre 36% e 49%; 1% espera aumento superior a 50% e apenas 1% não espera aumento nas vendas.

Neste item, os segmentos que informaram boas expectativas para o Dia das Crianças foram principalmente os de Vestuário (Seção Infantil), Brinquedos e Calçados.

Segundo a pesquisa, “o comércio em geral vive um momento importante em relação ao endividamento das famílias. De acordo com os empresários, com as campanhas de negociação vigentes, muitos consumidores estão voltando a consumir”.

O questionário foi aplicado em 102 empresas do comércio varejista de Manaus, entre 31 de agosto e 04 de setembro, abordando gerentes (75%), proprietários (25%) e líderes de setores de venda (3%) de empresas locais, sendo 47% das respostas oriundas de comércio de bairro, 34% de lojas nos shoppings da cidade e 19% de estabelecimentos comerciais no centro de Manaus.

Contratações para o próximo semestre

De acordo com o resultado desta pesquisa, a perspectiva dos empresários é de manter o quadro funcional de sua empresa (83%) para o próximo semestre, enquanto que, para 17% o número de pessoas trabalhando deverá aumentar. Para a opção diminuir o quadro funcional, não houve pontuação.

Dia dos Pais

Os empresários informaram sobre o resultado do comércio do Dia dos Pais deste ano. 47% das empresas entrevistadas apresentaram aumento nas vendas do Dia dos Pais, se comparado ao mesmo período do ano passado. Do aumento de vendas, 50% dos participantes apontaram crescimento de até 35% das compras este ano.

Em relação ao valor médio de compras no período do Dia dos Pais, o resultado foi de R$ 154,60 por cliente, confirmando o que dizia a Pesquisa de Intenção de Compras do Consumidor, aplicada dois meses antes do Dia dos Pais de 2023. Quando indagados sobre a pretensão de gastos com o presente, 80% dos 1.714 participantes afirmaram pretensão em gastar de R$ 80,00 a R$ 200,00.

Sobre a forma de pagamento mais utilizada, os principais meios foram: Cartão de Crédito 50%, À vista (PIX, dinheiro, Transferência Bancária) 29% e Cartão de Débito 11%.

Este ano, como de costume, os principais atrativos para atrair os clientes foram os Descontos e Ofertas especiais 41%, seguidos de Brindes ou Sorteios 41% e com 17% aparecem as Vendas parceladas sem juros. Fatores que apareceram como principais atrativos para os consumidores, na Pesquisa de Intenção de Compra para o Dia dos Pais realizada pelo Ifpeam no mês de junho de 2023.

Outros questionamentos como nível dos estoques, contratação de mão de obra para o Dia dos Pais, vendas online e segmentos do comércio que participaram deste levantamento podem ser conferidos na pesquisa completa disponível em: fecomercio-am.org.br

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