
Foto: Divulgação
O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) abre nesta quarta-feira as inscrições para as oficinas “DigiCiência – Oficina de Vídeos Digitais para Divulgar Ciência” e “OuvirCiência – Oficina de criação de podcasts para divulgação de pesquisas”. As capacitações serão oferecidas por meio dos projetos: “CiênciaPop: Fiocruz Amazônia na SNCT 2023” e “CiênciaPop ILMD/Fiocruz Amazônia: popularizando a ciência em saúde por meio de ferramentas digitais”, com apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – Edital de Apoio às Unidades Técnico-Científicas e aos Escritórios Regionais da Fundação, e da Fundação de Amparo à Pesquisa no Amazonas (Fapeam) – Edital N. 004/2023 – POP C,T&I.
A ação pretende prover treinamento e socialização de ferramentas tecnológicas para que bolsistas de Iniciação Científica, alunos de pós-graduação e pesquisadores interessados possam promover divulgação científica, por meio da geração de vídeos e podcasts, para divulgação nas mídias digitais.
As inscrições serão realizadas por meio da plataforma Campus Virtual e ocorrem até o dia 18/9, para a oficina “DigiCiência – IV Edição”, e 19/9, para a oficina “OuvirCiência III Edição”
As atividades fazem parte das ações promovidas pela Fiocruz Amazônia, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2023 – SNCT 2023, que este ano terá como tema: “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. Para participar, os interessados deverão preencher formulário de inscrição e anexar Carta de interesse, juntamente com o Currículo Lattes.
As aulas serão ministradas por Cristiane Barbosa, jornalista, doutora em Ciências da Informação, docente da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e Helder Mourão, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e professor do Instituto Metropolitano de Ensino (IME) nos cursos de Jornalismo e Design.
Realizada entre os dias 21 e 23/9, das 14h às 17h, no Laboratório de Informática do ILMD/Fiocruz Amazônia, a oficina tem o objetivo de promover atividades virtuais de comunicação e materiais de divulgação científica, em formato digital, relacionadas a temática de saúde, utilizando ferramentas tecnológicas digitais, por meio de atividades teóricas e práticas, ministradas e conduzidas por um profissional especialista na área de comunicação científica.
Em momento posterior, os participantes irão enviar o produto produzido com as instruções da oficina e, destes, serão selecionados os melhores para divulgação durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Fiocruz. A atividade contará com 6h de aulas presenciais, e nas demais horas, os inscritos poderão contar com suporte por e-mail para a produção do trabalho final, totalizando 20h de atividades.
Inscreva-se aqui.
Na ocasião, os participantes terão como conteúdo programático: Introdução à linguagem audiovisual e à divulgação científica; Vídeos Digitais: Conceito e contexto; A relação Texto e Imagem; A Pauta e o Roteiro; Locução, Narração ou Declaração; Operando a câmera: Movimentos e planos; Gravação com smartphones; Formatos e Resolução de vídeos; Edição, Finalização e Divulgação.
Dias: 21 a 22/09/2023
Horário: 14h às 17h
Local: Laboratório de Informática do ILMD/Fiocruz Amazônia
Obs: Dia 23/09/2023 será reservado, no horário das 9h às 12h, a edição/finalização dos vídeos não concluídos nos dias anteriores.
Seleção e divulgação na SNCT 2023 Seleção dos Melhores Vídeos: 04 a 06/10/2023
Divulgação na SNCT: a partir do dia 14/10/2023
A Oficina de criação de podcasts para divulgação de pesquisas (III Edição) se propõe a realizar treinamento, por meio de atividades teóricas e práticas, oportunizando que alunos de iniciação científica, pós-graduação e pesquisadores da Unidade e de parceiros interessados produzam material em forma de podcasts, preferencialmente sobre temas de saúde, que serão disponibilizados ao público por meio dos canais institucionais e de parceiros.
Na oficina, serão apresentadas algumas técnicas de produção de podcast, iniciando pela elaboração do roteiro e elementos de pré-produção, passando pela gravação e pela edição até chegar ao produto final. Serão apresentados softwares específicos para edição, que permitirão aos participantes criar podcast e disponibilizá-los nas plataformas digitais.
Em momento posterior, os participantes irão enviar o produto produzido com as instruções da oficina e destes serão selecionados os melhores para divulgação durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Fiocruz. A atividade contará com 6h de aulas presenciais, e nas demais horas os inscritos poderão contar com suporte por e-mail para a produção do trabalho final, totalizando 20h de atividades.
Inscreva-se aqui.
Nesta oficina, serão ministrados os seguintes conteúdos: Conceitos, características; Ciência no rádio: desafios do conteúdo em áudio; Podcasts de ciência e o universo digital: pesquisa, roteiro, conteúdo e compartilhamento; Produção e edição de podcasts de divulgação científica.
Aulas Presenciais
Dias: 25 e 26/09/2023
Horário: 14h às 17h (aulas presenciais)
Desenvolvimento e entrega de trabalho final Produção de Conteúdo (Trabalho final): 26/09 a 02/10/2023
Entrega do trabalho final: 03/10/2023
Seleção e divulgação na SNCT 2023
Seleção dos Melhores Podcasts: 04 a 06/10/2023
Veja mais notícias em Geral