03/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Órgãos do Município e Estado reforçam segurança no #SouManaus 2023

Publicado em 06 de setembro, 2023

Foto: Divulgação/Antonio Pereira/Casa Civil Municipal

Um público rotativo, estimado em 170 mil pessoas, participou do primeiro dia do #SouManaus Passo a Paço 2023, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). Para garantir a segurança do público presente, além de empresas contratadas, órgãos das esferas municipal e estadual reforçaram o aparato de segurança montado para o festival, que segue até esta quinta-feira, 7/9.

O titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Sérgio Fontes, falou sobre o efetivo da pasta empregado na primeira noite do evento, realizado em um complexo de mais de 44 mil metros quadrados, com dez áreas de ocupação, sendo sete palcos.

“Todo o efetivo da Semseg, praticamente, foi escalado para trabalhar. Tivemos 182 guardas municipais atuando na primeira noite e 25 membros da Semseg nas equipes de apoio. Ainda no escopo da segurança, temos o reforço das polícias Civil e Militar do Estado, além de empresas privadas, contratadas para o evento”, declarou Fontes.

Foto: Divulgação/Antonio Pereira/Casa Civil Municipal

O secretário ressaltou que a segurança foi tratada como prioridade pelo prefeito David Almeida no planejamento do festival, para que as pessoas possam desfrutar do #SouManaus Passo a Paço da melhor maneira possível e com toda segurança.

Inédito

Em 74 anos de criação, é a primeira vez que a Guarda Municipal de Manaus (GMM) participa de evento público fazendo uso de pistolas Taurus, modelo Striker TS9, calibre nove milímetros, adquiridas na gestão do prefeito David Almeida.

O armamento letal é uma das ferramentas integradas aos serviços da guarda, que também conta com alternativas não letais, como táticas de imobilização, spray de pimenta e taser de choque elétrico.

“Estamos consolidando essa tendência da Guarda Municipal, que é uma tendência de expandir seu raio de atuação. Deixa de ser uma guarda puramente patrimonial, para ser uma guarda de proteção ao cidadão, ao servidor e ao patrimônio público”, concluiu Sérgio Fontes.

Monitoramento

Mais de 110 câmeras, de última geração, fixas e móveis, do modelo PTZ (Pan, Tilt, e Zoom) e multisensor panorâmica, realizam o monitoramento 24 horas, em todo o perímetro do Centro Histórico de Manaus, onde está sendo realizado o #SouManaus Passo a Paço.

Além do monitoramento por câmeras, o Centro de Cooperação da Cidade (CCC), também faz o monitoramento aéreo, por meio de dois drones que sobrevoam os sete palcos e demais espaços de entretenimento do festival de artes integradas.

O novo sistema de monitoramento inteligente faz reconhecimento de pessoas e veículos em movimento. A implementação desse videomonitoramento é novidade e está modernizando os procedimentos de fiscalização em todas as zonas da capital amazonense.

Ao longo dos três dias de #SouManaus Passo a Paço, a base do CCC estruturada no evento tem o papel fundamental de centralizar o colegiado por meio de seus representantes, promovendo reuniões diárias com foco no apoio situacional e resolução de questões apresentadas.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.