06/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Aceiro 2023: operação realiza troca de fase com balanço de 224 incêndios combatidos no Sul do AM

Publicado em 06 de setembro, 2023

Aceiro 2023: operação realiza troca de fase com balanço de 224 incêndios combatidos no Sul do AM

A Operação Aceiro 2023, deflagrada no mês de julho, pelo Governo do Amazonas, com objetivo de combater incêndios no sul do estado, encerrou, na terça-feira (05/09), a segunda fase com 224 focos de incêndios combatidos nos municípios de Humaitá, Lábrea, Boca do Acre, Manicoré e Apuí. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os dados correspondem à somatória das fases um e dois da missão.

“Os militares que atuaram ao longo do mês de agosto estão retornando para Manaus, entre esta quarta e quinta-feira, e enviamos uma nova tropa para compor a terceira fase da missão, assumindo as linhas de frente de combate aos incêndios, que têm aumentado na região sul do estado durante o verão amazônico. Nossos bombeiros possuem elevado preparo técnico para missões como a Operação Aceiro”, pontuou o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz.

Dos 224 focos de incêndio combatidos pelas equipes atuantes na missão, 56 foram registrados em Lábrea, 52 em Boca do Acre, 52 em Humaitá, 38 ocorrências em Manicoré e 26 no município de Apuí.

Fases da operação

Com início no dia 12 julho, o plano de operação da Aceiro 2023 prevê a realização de quatro fases operacionais nos cinco municípios, que integram a região do sul do Amazonas conhecida como “Arco do Fogo”. As duas primeiras fases já foram concluídas e a missão continuará até o mês de novembro.

Trabalho integrado

No combate operacional dos focos de incêndio na Aceiro 2023, atuam os bombeiros militares, agentes da Força Nacional e brigadistas civis. A missão integra a Operação Tamoiotatá, que reúne órgãos de segurança pública e de meio ambiente na repressão a crimes ambientais em áreas críticas de desmatamento e queimadas.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.