Aula-show do chef Erick Jacquin, no #SouManaus 2023, reúne 80 convidados

Foto: Divulgação

O #SouManaus Passo a Paço 2023, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), realizou, nesta terça-feira, 5/9, uma aula-show e roda de conversa com o chef francês Erick Jacquin, no auditório do Centro de Educação Profissional (CEP) Pequeno Franco, unidade do Senac-AM. A programação integra as atividades do primeiro dia do maior evento de artes integradas do Norte do país.

No decorrer da aula show, os convidados acompanharam o modo de preparo e as técnicas empregadas na montagem de pratos da culinária francesa e amazonense, criando novos sabores com as duas culinárias.

Erick Jacquin conquistou notoriedade ao popularizar no Brasil a receita da sobremesa “petit gateau”. Ele atua como jurado das edições brasileiras do reality show televisivo “MasterChef” e foi o apresentador do programa Pesadelo na Cozinha “Kitchen Nightmares”, ambos veiculados na Band TV.

Jacquin conta que está surpreso com a grandiosidade do #Sou Manaus Passo a Paço 2023. “A iniciativa da prefeitura é gigante, muito ousada, muito bem feita e o desafio é muito grande. Eu nunca vi isso em outra capital no Brasil. Tanta coisa na mesma semana. Eu nunca vi tantos artistas reunidos e a gastronomia no meio de tudo isso. E isso abre o olho da população para falar que ‘a gente existe’”, enfatizou.

Ao todo, estiveram presentes na aula show mais de 80 convidados, entre proprietários de restaurantes, chefes de cozinha, estudantes e professores de gastronomia.

Foto: Divulgação

“Trazer o chef Jacquin para essa troca de experiência com os nossos chefes amazônidas, que usam tucupi, que usam jambu, é muito importante para os profissionais da nossa cidade. O chef Jacquin traz a sofisticação francesa para os nossos pratos. Essa troca é maravilhosa e enriquece a gastronomia, isso é um legado que fica. O #SouManaus é isso, o #SouManaus é cultura, o #SouManaus é gastronomia, é show e teatro”, disse o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso.

Para auxiliar o chef francês no menu degustação, o Senac-AM disponibilizou três profissionais, entre eles, a professora de Gastronomia Ana Glória Amazonas.

“Foi uma experiência extraordinária, ele nos trouxe de presente a junção do tomate com o morango e surgiu a sobremesa que foi surpreendente. Parabenizo a prefeitura por trazê-lo e pela possibilidade dos alunos, professores da Gastronomia, terem um novo conhecimento”, comentou a professora, que atua há mais de 11 anos no Senac-AM.

A estudante Juliana Farias, 20, que está fazendo um projeto de extensão chamado “Tempero Turístico”, também participou da aula-show com Jacquin e achou muito interessante. “É muito importante trazer um chef renomado, principalmente agora no festival #SouManaus, onde tivemos a oportunidade de ver ele fazer pratos regionais”.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *