
Registro da segunda edição da corrida, em 2019. Foto: Divulgação
Após uma pausa de 3 anos, o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-AM) realiza a 3ª edição da Corrida da Enfermagem Amazonense – Enfermeiro Herbert Dantas no sábado, dia 2 de setembro. A largada irá ocorrer as 6h30, na praça dos 3 Poderes, no município de Iranduba, região metropolitana de Manaus. O percurso será de 5km.
As inscrições podem ser feitas através do site Doity, até o dia 30 de agosto.
Após a inscrição, o participante deverá levar itens de higiene pessoal para doação quando for fazer a retirada dos kits nos dias 31 de agosto, de 9h às 17h, na sede do Coren-AM. A entrega das doações em Iranduba ocorrerá no dia 01 de setembro, em local e hora que ainda serão divulgados.
Todo material arrecadado será doado para o Lar de Idosos Casa de Sara, localizado no município de Iranduba.
O evento é uma comemoração aos 50 anos do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, que foi comemorado em 12 de julho de 2023. Serão disponibilizadas 500 vagas para profissionais de enfermagem e sociedade em geral com direito a medalhas.
De acordo com o presidente do Coren-AM, Sandro André, o evento tem como objetivo promover e incentivar a qualidade de vida e bem-estar dos profissionais de enfermagem e da comunidade em geral.
A 3° Corrida da Enfermagem Amazonense – Enfermeiro Herbert Dantas é uma realização do Coren-AM, em parceria com a Vereadora de Iranduba, Larissa Gomes, e com a Prefeitura de Iranduba.
Enfermeiro Herbert Figueiredo Dantas
Dono de um currículo extenso, o Enfermeiro Herbert Dantas, cujo nome representa o evento, se formou pela Escola de Enfermagem do Amazonas em 1984. Especialista em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana pela Escola Nacional de Saúde Pública (1990) e mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e aperfeiçoamento em Habilitação em Enfermagem de Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Manaus (1987), Herbert chegou a fundar cursos de enfermagem em faculdades da capital amazonense.
Ele atuou, principalmente, nos seguintes temas: Motivação, Qualidade, Saúde Pública, Administração, Enfermagem. Herbert faleceu em 22 de abril de 2013, aos 54 anos.