02/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

PC-AM marca coletiva para falar do caso de policial e mulher presos após agressões a babá e advogado

Publicado em 20 de agosto, 2023

PC-AM marca coletiva para falar do caso de policial e mulher presos após agressões a babá e advogado. Na foto, o casal detido

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) apresentará, em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (21), às 9h, os esclarecimentos acerca do ocorrido com um investigador de polícia em um condomínio na zona oeste de Manaus.

A coletiva acontecerá na Delegacia Geral (DG), avenida Pedro Teixeira, 180, bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste da cidade.

A briga que resultou em agressões e uma vítima baleada num condomínio na Ponta Negra, na última sexta-feira, 18, teve início quando Jussana Machado e seu marido, Raimundo Machado, que é policial civil, abordaram Cláudia Gonzaga, babá que presta serviço ao advogado Ygor Colares, também morador do local. Jussana e Raimundo foram presos por conta do ocorrido.

O tema ganhou repercussão por conta da divulgação das imagens de câmeras de segurança do condomínio. Cláudia é agredida com socos por Jussana enquanto é observada pelo marido. No chão, ela consegue se levantar em determinado momento e pede ajuda. Pouco depois, Ygor chega e já é agredido por Raimundo.

O policial, então, entrega uma arma para a sua mulher, que passa a apontá-la às pessoas que se aproximam. Ela usa o equipamento para bater na cabeça da babá. Posteriormente, quando o advogado caiu no chão, ela dispara um tiro em direção à sua perna. A discussão ainda teve continuidade até a chegada da polícia ao local.

OAB-AM

A seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Amazonas) publicou notas em suas redes sociais afirmando que acompanha “toda e qualquer violência contra a advocacia e contra a sociedade” e tem “compromisso em defender as prerrogativas da advocacia amazonense”.

“A audiência [do último sábado, 19] foi encerrada com a Justiça mantendo a prisão em flagrante sendo convertida em prisão preventiva de Jussana de Oliveira Machado e também com a determinação da prisão do policial civil Raimundo Nonato Monteiro Machado”, continua o comunicado da entidade.

Polícia Civil

Conforme nota divulgada, a Polícia Civil informou “que o investigador Raimundo Nonato Machado se apresentou, na manhã deste domingo (20/08), na Delegacia Geral, situada na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste, passou por exames de corpo de delito e seguiu para carceragem, onde ficará à disposição da Justiça. A PC-AM afirma, ainda, que não compactua com qualquer desvio de conduta de seus servidores e assegura que todas as transgressões administrativas são apuradas.”

Advogado

O advogado Ygor comentou que ele e a babá foram procurados pelo casal, supostamente, sobre uma fofoca feita pelo filho do homem agredido. “Busquei conversar com ela, que prontamente negou a situação. Então, eles ficaram indignados porque não foi tomada nenhuma providência em relação a isso”.

“Minha intenção era retirar ela daquela situação. Ao chegar lá, esse policial me avistou e partiu para cima de mim, para me agredir. Ele tentou um soco, mas errou. Aí, puxou a arma da cintura e entregou para a esposa dele. E ainda falou: ‘segura a minha arma e aponta para ele’”, continuou.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.