23/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Abertura na interligação Norte-Sudeste causou apagão, diz MME

Publicado em 15 de agosto, 2023

Abertura na interligação Norte-Sudeste causou apagão, diz MME

Outros cinco municípios do Amazonas foram atingidos pelo blecaute. Foto: Divulgação

O Ministério de Minas e Energia (MME) divulgou nota explicando sobre o apagão que atingiu Manaus e outras cidades brasileiras na manhã desta terça-feira (15). Segundo dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), houve uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional que interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados.

A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31 (Brasília) , da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até, às 9h16  (Brasília), 6 mil MW já foram recompostos, segundo o MME.

A nota afirma ainda que o ministro Alexandre Silveira, titular da pasta, determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.