Sancionada lei que implanta site Maria da Penha Online no AM

Sancionada lei que implanta site Maria da Penha Online no AM

Site poderá ser desenvolvido por alunos da UEA. Foto: Mauro Smith

A Lei nº 6.354/2023, que dispõe sobre a implantação do site Maria da Penha Online, de autoria do deputado estadual João Luiz (Republicanos) , foi sancionada pelo governador Wilson Lima. A norma vai gerar mais sigilo para as mulheres e terá ação imediata da autoridade (juiz plantonista), que poderá conceder a medida protetiva em tempo real.

“Nesta segunda-feira (7), a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) completa 17 anos. O site Maria da Penha Online é um divisor de águas, onde as mulheres terão acesso a uma plataforma online. Elas poderão fazer as denúncias, de forma sigilosa, sobre agressões físicas, assédio e dentre outros crimes. O objetivo é dar mais uma ferramenta para as mulheres buscarem seus direitos. A Maria da Penha Online é um avanço muito grande para o nosso estado”, afirmou o deputado João Luiz

O parlamentar informou que o site Maria da Penha online poderá ser desenvolvido por estudantes e pesquisadores do curso de direito e de tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) conectado ao sistema judicial do estado.

“Nele teremos orientações, contatos dos órgãos públicos e aba para gerar o pedido de medida protetiva. À vítima preencherá um formulário com os dados pessoais, dados do agressor e sobre a agressão sofrida, assim podendo anexar imagens e áudio como meio de prova”, informou.

O republicano destaca que a lei também reforça que dados fornecidos pelas mulheres não serão armazenados e fornecidos para terceiros, em compromisso com a Lei Geral de Proteção de Dados.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *