11/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Amazonas e Nova Zelândia articulam cooperação socioambiental e intercâmbio científico no CBA

Publicado em 03 de agosto, 2023

O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, e o embaixador da Nova Zelândia no Brasil, Richard Predergast. Foto: Divulgação/Ricardo Machado/Secretaria-Geral da Vice-Governadoria

Representando o governador Wilson Lima, o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, discutiu novas possibilidades de parcerias institucionais em diferentes áreas com a Nova Zelândia junto ao embaixador do país no Brasil, Richard Predergast. O encontro foi realizado nesta quinta-feira (03/08) na sede do Governo do Estado, no bairro Compensa, zona oeste de Manaus.

A reunião marcou o fim da programação de três dias do embaixador, que veio conhecer a realidade socioeconômica do estado. Ao diplomata neozelandês, Tadeu de Souza apresentou as políticas voltadas ao meio ambiente e aos povos originários em desenvolvimento no Amazonas e sugeriu novos acordos bilaterais nesses segmentos, incluindo o agora denominado Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA).

“A Nova Zelândia é conhecida mundialmente por suas políticas ambientais, sendo precursora na participação dos povos originários na política nacional. Eles são um exemplo. O contato com eles traz renovação para o Amazonas e o embaixador está muito interessado nos recursos que temos nos ativos ambientais e de que forma poderia haver o compartilhamento de informações”, destacou.

Para o vice-governador, a articulação de novas cooperações e investimentos junto a representantes internacionais é fundamental não somente para o estreitamento de relações com o Amazonas, mas para que o mundo adquira um novo olhar sobre os povos amazônidas que ajudam a manter a floresta em pé.

“A visão de quem está enraizado na floresta, quem vive abaixo das copas. Porque, como diz o governador Wilson Lima, não há sustentabilidade, meio ambiente e preservação se tudo isso conviver com a pobreza. Acima de tudo, está em jogo a vida, a qualidade de vida, o desenvolvimento humano de quem mora na floresta”, ressaltou Tadeu de Souza.

Pesquisa

Durante o encontro, o vice-governador apontou que o CBA, em fase de reestruturação, está pronto para firmar parcerias com o governo e as instituições de educação e pesquisa científica da Nova Zelândia. Conforme o novo contrato de gestão, assinado no dia 25 de julho, a instituição terá de captar R$ 120 milhões em investimentos da iniciativa privada até 2027.

Foto: Divulgação/Ricardo Machado/Secretaria-Geral da Vice-Governadoria

O embaixador se comprometeu em apresentar a proposta às entidades neozelandesas. “Ele se demonstrou muito afeito a fazer uma cooperação técnica para a pesquisa, fazer intercâmbio na área educacional. Isso é importante para o Amazonas fazer essa transformação e levar a nossa visão amazônica para as pessoas que têm esse conhecimento transnacional e networking com outros ambientes”, disse Tadeu de Souza.

Agora com personalidade jurídica própria, o CBA está apto a receber recursos públicos e privados para pesquisas. A instituição passou a ser gerida por um consórcio formado entre Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (Fuea), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT-SP).

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.