10/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Rede Genômica do Amazonas abre inscrições para simpósio

Publicado em 27 de julho, 2023

Rede Genômica do Amazonas abre inscrições para simpósio

A Rede Genômica em Saúde do Estado do Amazonas (Regesam) abriu inscrições para o 1º Simpósio de Vigilância Genômica em Saúde, que será realizado em formato online no dia 25 de agosto. A rede é atualmente coordenada pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

O simpósio visa promover informações e atualizações sobre a utilização das ferramentas de sequenciamento genômico no âmbito da vigilância em saúde, segundo a coordenadora da Regesam, Kátia Luz Torres, que é diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon.

Inscrições

O evento é voltado a pesquisadores, alunos de pós-graduação, alunos de graduação, tecnologistas, técnicos de nível médio, estagiários e demais interessados.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site da Fiocruz (https://campusvirtual.fiocruz.br/gestordecursos/hotsite/simposioregesam). Se for o primeiro acesso no site, será necessário fazer um cadastro para realizar a inscrição.

As vagas são limitadas e os participantes receberão a confirmação por e-mail.

Temas

O simpósio abordará temas como “Introdução ao sequenciamento de DNA: aplicação e análise”, “Avanços na otimização da assistência e pesquisa no Estado do Amazonas no âmbito da Regesam”, “Criação de ensaios moleculares para identificação de Leishmania sp. por meio de qPCR e sequenciamento”, “Vigilância antimicrobiana em hanseníase: perspectivas na era das análises genômicas”, “Oncogenética: identificação de mutações de cânceres hereditários” e a “A importância da genômica no estudo do SARS-CoV-2 e outros vírus emergentes no Amazonas”.

A Regesam

A rede tem o objetivo de consolidar a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico, a inovação e assistência inovadora na área de genômica e bioinformática, com foco em saúde humana, no estado do Amazonas.

Pesquisadores e instituições que formam a Rede atuam em estudos envolvendo vírus emergentes e reermegentes, bactérias, dentre outros microrganismos. A rede também atua em pesquisas envolvendo doenças crônicas, como o câncer, associadas ou não à genética, visando conhecer melhor a dinâmica dos agravos de saúde para o melhor enfrentamento das doenças.

Fazem parte da Regesam a FCecon, a Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM) e o Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD)/Fiocruz Amazônia.

A rede conta com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Tags:

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.