26/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Artesãos amazonenses arrecadam mais de R$ 400 mil em feira de Olinda

Publicado em 18 de julho, 2023

Artesãos amazonenses arrecadam mais de R$ 400 mil em feira de Olinda

Foram comercializados mais de 7 mil peças em doze dias de evento. Foto: Henrique Miranda/Setemp

Os artesãos amazonenses arrecadaram mais de R$ 400 mil durante a 23ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Considerada a maior feira do segmento na América Latina, o evento ocorreu entre os dias 05 a 16 de julho. O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão que administra o artesanato no estado, participou da feira.

A participação dos profissionais no evento foi organizada pelo Governo do Estado, por Setemp, órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Amazonas.

De acordo com dados divulgados pela organização da feira, o Amazonas comercializou 7.790 peças, tendo o retorno financeiro de R$ 470.189 durante os doze dias de exposição, superando o valor arrecadado em 2022, que foi de R$ 358.057.

Durante os dias de evento, os artesãos tiveram a oportunidade de expor e vender diversas peças como ecojoias, biojoias, cestarias, entre outros produtos confeccionados à mão. De acordo a coordenadora do artesanato no Amazonas, Cláudia Monteiro, estar à frente dessa iniciativa mais uma vez é muito significante:

“O estado do Amazonas estar novamente com um estande na Fenearte 2023 significa muito, pois a exposição que esses artesãos recebem, resulta em diversos benefícios, desde o conhecimento das peças, e claro, a renda adquirida durante a feira”, afirmou.

Para o titular da Setemp, Paulo Gilson, estar presente no evento, é sinal de que o trabalho continua sendo feito e que o resultado tem sido positivo na contribuição de renda dos artesãos.

“O Governo do Amazonas, juntamente com a Setemp e Sebrae, está mais uma vez atuando no artesanato amazonense, com intuito de fortalecer o segmento no estado, ajudando a expandir a outros países, através da visibilidade que os profissionais recebem nessas grandes feiras”, disse.

Fenearte

A 23ª edição da Fenearte teve como tema “Louceiros de Pernambuco – Arte da Terra, Poesia das Mãos”, uma homenagem à arte histórica feita com barro por povos indígenas. A feira também tem como objetivo valorizar e difundir saberes tradicionais, estimulando o potencial de crescimento dos artesãos, funcionando como importante elemento estruturador da cadeia produtiva do artesanato local.

Veja mais notícias em Economia

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.