14/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Em Roraima, Suframa vai promover Jornada de Desenvolvimento

Publicado em 13 de julho, 2023

Em Roraima, Suframa vai promover Jornada de Desenvolvimentoufram

A Suframa promove na próxima semana, a 1ª Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento em Roraima. O evento, que começa na terça-feira (18) e vai até quinta-feira (20), em Boa Vista, reúne os principais entes de desenvolvimento da Amazônia com o objetivo de explicar as vantagens comparativas na Zona Franca de Manaus (ZFM) e Áreas de Livre Comércio (ALC), além de divulgar possibilidades de financiamento de projetos de interiorização e fomentar o ecossistema de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) local.

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, que vai liderar a comitiva da Autarquia em Boa Vista, destaca que o evento faz parte da meta de regionalização e interiorização da Suframa, elencada pela nova gestão. Além disso, marca a consolidação da parceria interinstitucional entre Suframa, a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e Banco da Amazônia (Basa).

“Será a primeira vez que essas instituições, juntas, apresentarão seus respectivos portfólios de projetos, com a ideia de criar iniciativas conjuntas em prol da interiorização do desenvolvimento e da integração da Amazônia. No caso da Suframa, detalharemos a potenciais investidores como podem usufruir de benefícios fiscais, como Lei de Informática, da área de livre comércio, e como empreendedores podem industrializar produtos com matéria-prima regional e com benefício fiscal”, pontuou Saraiva.

Programação

A programação começa na terça-feira (18), a partir das 8h, no auditório da Faculdade Cathedral, com capacidade para 600 pessoas, e contará com a palestra: “Leis de Informática aplicada à Integração Regional”, além dos painéis: “Programa Prioritários” e “Resultado das Leis de Informática na Amazônia Ocidental e Amapá”. No encerramento haverá a apresentação “Proposta da Aceleradora de Empresas – Forte Boa Vista”.

Na quarta-feira (19), no Auditório da OAB-RR, com capacidade para 300 pessoas, a partir das 8h, está programada a palestra “Incentivos Fiscais e Financiamentos em Roraima” e, à tarde, ocorre o painel “Apresentação de projetos com base em matéria-prima regional”; a apresentação do case da Agroindustrial Serra Verde, primeira Indústria fora de Manaus a ter um projeto aprovado pela Suframa; e a palestra “Ações de interiorização e desenvolvimento na Suframa”. Também haverá apresentações da Sudam, Basa, Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Para a quinta-feira (20) estão agendadas visitas a indústrias e institutos de ciência e tecnologia de Roraima.

Tags:

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.