21/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

UEA lança I Corrida do Sauim-de-Coleira

Publicado em 28 de junho, 2023

UEA lança I Corrida do Sauim-de-Coleira

Com alerta para a preservação, evento acontecerá em setembro

Separe o tênis, roupa e disposição para o dia 10 de setembro, pois será realizada a I Corrida do Sauim-de-Coleira da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (ENS/UEA). O lançamento ocorreu nesta quarta-feira (28/6), na reitoria da instituição.

A corrida será um pré-evento do II Simpósio Amazônico de Biodiversidade e Conservação e a III Semana do Sauim-de-Coleira que será em outubro. O objetivo é alertar a sociedade sobre a ameaça do sauim, primata que é endêmico da região. O evento também pretende divulgar os trabalhos desenvolvidos sobre a espécie, assim como mostrar que existem diferentes formas de ajudar no processo de conservação.

Como participar da corrida? As inscrições iniciam nesta quarta-feira (28/6) e seguem até o dia 4 de setembro, no site da Tiket Sport. Conforme o regulamento, a corrida tem 2,5 mil vagas disponíveis e a competição está dividida em 5 e 10 quilômetros. O percurso sairá da Escola Superior de Tecnologia (EST), na avenida Darcy Vargas, seguirá pelas avenidas Maceió, João Valério, Djalma Batista e finalizará na EST.

Para participar, o investimento será de R$ 105,00 (comunidade acadêmica da UEA) e R$ 145,00 (para o público externo). Site das inscrições www.tiketsports.com.br

O pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UEA, Prof. Dr. Darlisom Ferreira, explica que o Projeto Primatas é estratégico no campo da extensão universitária. “A corrida traz esse apelo que soma a prática esportiva, recreativa e transforma em uma causa social para além da academia e para todos os contextos da sociedade que podem aderir e transformar a realidade de ameaça de extinção do sauim-de-coleira. Então, convidamos a sociedade para participar e estar conosco no dia 10 de setembro, abrilhantando essa corrida.”

A Prof.ª Dra. Luciane Lopes de Souza, coordenadora da I Corrida do Sauim-de-Coleira, ressalta que o evento esportivo integra três pilares importantes da sociedade: saúde, educação e o meio ambiente. “É um evento em homenagem ao sauim-de-coleira, espécie endêmica da nossa região, e criticamente ameaçada de extinção. Então, queremos chamar a atenção de toda a sociedade na busca da conservação dessa espécie.”

Veja mais notícias em Esporte

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.