22/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Astrônomos capturam ‘gato sorridente’ em imagem de nebulosa

Publicado em 27 de junho, 2023

Astrônomos capturam ‘gato sorridente’ em imagem de nebulosa

Gás e poeira dentro de uma nebulosa se aglomeram para formar novas estrelas. Em uma imagem capturada pelo telescópio VLT Survey, do Observatório Europeu do Sul (ESO, em inglês), é possível observar uma imagem inusitada de uma nuvem laranja e vermelha, parte da nebulosa Sh2-284.

O olhar atento revela o rosto de um gato sorrindo do céu. De acordo com os astrônomos, a nebulosa é uma vasta região com sua parte mais brilhante, observada na imagem, com cerca de 150 anos-luz. A medida representa mais de 1.400 trilhões de quilômetros de diâmetro. Ela está localizada a uma distância de cerca de 15 mil anos-luz da Terra, na constelação de Monoceros.

Logo abaixo do que seria o “nariz do gato” está o centro da parte mais brilhante da nebulosa, que reúne um conjunto de estrelas jovens chamado Dolidze 25. Neste local, são produzidas quantidades exorbitantes de radiação e ventos fortes. A radiação é capaz de ionizar o gás hidrogênio na nuvem, produzindo assim as brilhantes cores laranja e vermelho. Os cientistas explicam que em nuvens como esta estão presentes os blocos de construção de novas estrelas.

Os ventos do aglomerado central de estrelas afastam o gás e a poeira da nebulosa, esvaziando seu centro. Assim, à medida que os ventos encontram bolsões de material mais densos, eles oferecem mais resistência, o que significa que as áreas ao seu redor são erodidas primeiro.

O fenômeno cria pilares que podem ser vistos ao longo das bordas apontando para o centro da nebulosa, como o do lado direito da imagem. A imagem foi criada a partir de dados do Telescópio VLT Survey (VST), que integra o Instituto Nacional de Astrofísica da Itália (INAF, em inglês), e está hospedado no Observatório Paranal no Chile.

O VST é dedicado a mapear o céu do Sul em luz visível e faz uso de uma câmera de 256 milhões de pixels especialmente projetada para capturar imagens de campo muito amplo.

O estudo compõe análises de cerca de 500 milhões de objetos em nossa galáxia, que ajudam na compreensão do surgimento, status e fim de estrelas presentes na Via Láctea.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.