07/SET 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Lula é ‘decepção’ e ‘falso amigo do Ocidente’, diz jornal francês de centro-esquerda

Publicado em 23 de junho, 2023

Lula é ‘decepção’ e ‘falso amigo do Ocidente’, diz jornal francês de centro-esquerda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi capa da edição desta sexta-feira (23/6) do jornal francês Libération. Na manchete, o veículo chama o presidente Lula de “A decepção” e diz que ele é um “falso amigo do Ocidente”.

As críticas ao presidente se dão em especial pelo posicionamento do petista em relação à guerra russo-ucraniana. “O presidente brasileiro não é o precioso aliado que imaginávamos, especialmente quando se trata de ostracizar o novo pária do Ocidente: a Rússia, culpada de uma invasão intolerável da Ucrânia”, diz a publicação.

No texto, o jornal também afirma que o presidente Lula era esperado como um “messias”, mas é uma “imagem embaçada”.

Apesar das críticas, o Libération afirmou que a postura de Lula é melhor do que a do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O presidente Lula está na França para uma série de compromissos. Nesta sexta-feira, discursou na Cúpula Internacional do Novo Pacto de Financiamento Global, ao lado do presidente francês, Emmanuel Macron.

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.