Arquidiocese espera 50 mil fiéis neste domingo para Pentecostes

Arquidiocese espera 50 mil fiéis neste domingo para Pentecostes

A Festa de Pentecostes 2023 deve reunir, aproximadamente, 50 mil fiéis neste domingo, 28, no Centro de Convenções de Manaus, no Sambódromo, zona Centro-Sul de Manaus. A previsão é da Arquidiocese de Manaus, responsável pela coordenação do evento católico. Neste ano, o evento terá como tema “Espírito Santo, ajuda-nos a repartir”.

Assim como ocorre desde a edição passada, não haverá distribuição de folhas dos cânticos da missa, nem envelopes para as ofertas, para isso, será disponibilizado um QR Code de acesso. “É necessário, cada vez mais, a sensibilidade para o meio ambiente”, destaca o arcebispo cardeal Leonardo Steiner.

Durante a celebração, estarão presentes mais de 200 educadores ambientais, da pastoral dos setores Parque 10, Padre Pedro Vignola e Pastoral do Migrante. Os agentes vão informar sobre a limpeza e manutenção do local, além da orientação à população sobre informações básicas.

O evento tem como proposta reduzir, ao máximo, a produção de lixo. “A crise ecológica é uma coisa ruim para o mundo. O papa Francisco aborda a temática com a Laudato Si. No Pentecostes, nós já assimilamos essa ideia. Vai ser lixo zero”, afirma o coordenador-geral do evento, padre Geraldo Bendaham.

Doação de alimentos

Durante a celebração católica, a Cáritas de Manaus vai receber doações de alimentos não perecíveis, os quais serão distribuídos a pessoas em situação de vulnerabilidade social. “É para ajudarmos as pessoas a não passarem fome de lazer, de paz, de amor, de saúde e de justiça”, disse o cardeal Leonardo Steiner.

O arcebispo cardeal Dom Leonardo Steiner durante celebração da missa de Pentecostes, em 2021 (Reprodução/Arquidiocese de Manaus)

“Pentecostes é um exemplo para a cidade de alegria, mas é, sobretudo, de solidariedade. Porque o fiel vive a sua fé de modo concreto, levando, também, um quilo de alimento, a uma sociedade realmente que precisa, principalmente os mais pobres”, ressalta o padre Geraldo Bendaham.

Programação

A programação de Pestecostes 2023, em Manaus, inicia a partir das 15h, com acolhida aos fiéis, num momento de reflexões a respeito do tema proposto. O objetivo é reforçar a temática trabalhada na Campanha da Fraternidade – Fraternidade e Fome.

A missa, presidida pelo arcebispo cardeal Leonardo Steiner, com a presença do bispo auxiliar, bispos eméritos e padres, além de diáconos atuantes na arquidiocese, está marcada para as 17h. O evento vai contar com a colaboração de mais de 3 mil pessoas.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *