
Medida visa garantir a manutenção da biodiversidade para as futuras gerações do Vale do Javari
A Prefeitura de Atalaia do Norte realizou, no início da semana, reunião para tratar sobre o manejo sustentável de biodiversidade na Terra Indígena Vale do Javari e em comunidades ribeirinhas. Participaram representantes da Fundação dos Povos Indígenas (Funai), Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Vale do Javari, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), e a empresa local de turismo Javari Expeditions.
O objetivo é proteger a biodiversidade local, bem como promover o manejo sustentável desses recursos naturais. A Prefeitura de Atalaia do Norte tem trabalhado em parceria com as comunidades ribeirinhas e indígenas e instituições para implementar medidas de conservação. Na reunião, foram definidas estratégias para implantar, em parcerias com as instituições presentes, o manejo sustentável de espécies de peixes como o pirarucu para a subsistência dos ribeirinhos e indígenas, além da venda do pescado para a sede, municípios vizinhos e até outros países da região de fronteira. Uma equipe formada pelas instituições foi nesta semana realizar visitas in loco para aprofundar ainda mais os estudos sobre o projeto.
Denis Paiva, prefeito de Atalaia do Norte, explica que o projeto vai complementar os demais realizados na área de manejo na região, a exemplo do que está, também, sendo implantado na comunidade de São Rafael, no rio Itacoaí. De acordo com o gestor, “a medida visa garantir a manutenção da biodiversidade para as futuras gerações do Vale do Javari”, assegura.
Veja mais notícias em Geral