
Foto: Divulgação/Faar
Destaque nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) de Praia, a equipe amazonense de basquete 3×3 garantiu medalha de prata na competição e a classificação para os Jogos Pan-Americanos, que acontecerá no México. Com apoio do Governo do Amazonas, por meio do Voo Campeão, a equipe faz parte do Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024 e segue em ritmo de preparação para a tão sonhada vaga olímpica.
“Sabemos que não é fácil, mas de forma inédita teremos um representante do Norte nessa competição. E isso só nos motiva, por saber que estamos trabalhando com esse esporte de forma significativa por determinação do governador Wilson Lima”, disse o diretor-presidente da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), Jorge Oliveira.
Com o placar de 18 a 13, a equipe amazonense ficou com o título de vice-campeão perdendo para o time de São Paulo. O JUBs Praia foi realizado em São Luís (MA), chancelado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). O campeonato contou com equipes das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, reunindo mais de 24 estados brasileiros na disputa.

Foto: Divulgação/Faar
Atuando na posição ala/armador, o capitão do time, Victório Cestaro, de 23 anos, afirma que o apoio recebido foi essencial para essa vitória. “Desde o início, o Governo do Amazonas vem fazendo parte da realização desse sonho, de conquistar a vaga no Pan-Americano. Graças ao apoio recebido juntamente com nossa dedicação, treinos e esforços conquistamos essa vaga”, comentou.
O time amazonense é formado pelos atletas Victório Cestaro, ala/armador; Carlos Guilherme Rebelo, pivô; Vinicius de Lima, ala/pivô e Jeisrael Bentes, ala; e Francisco Mady, armador. Em dois anos atuando juntos, os atletas vêm fazendo história no basquete 3×3 amazonense. Com rotinas intensas de treinos realizados na Vila Olímpica de Manaus, a equipe segue em ritmo de preparação para competições nacionais e internacionais.