
Foto: Divulgação
Até a próxima segunda-feira (1º/5), o governo federal vai editar uma medida provisória que elevará a faixa de isenção do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF) para quem ganha até R$ 2.640 a partir de maio. A informação foi confirmada pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, nesta sexta-feira (28).
A faixa de isenção será ampliada de R$ 1.903,98 (que está em vigor desde 2015) para R$ 2.112. Quem ganha até R$ 2.640 não pagará IR a partir de maio, mas a faixa de isenção não será de R$ 2.640.
Haverá ainda um desconto mensal – além da faixa de isenção ampliada para R$ 2.112 – de R$ 528 direto na fonte. Ou seja, sobre o imposto que seria devido pelo empregado. O governo quer manter a promessa de deixar isentos todos que ganham até dois salários mínimos – a partir de maio, o valor do mínimo será de 1.320.
Na prática, quem ganha até R$ 2.640 não pagará Imposto de Renda, nem na fonte, nem na declaração de ajuste anual.