13/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

TJAM inaugura novas instalações de monitoramento no Fórum Ministro Henoch Reis

Publicado em 27 de abril, 2023

TJAM inaugura novas instalações de monitoramento no Fórum Ministro Henoch Reis

O Tribunal de Justiça do Amazonas inaugurou nesta quinta-feira (27/04) o novo espaço de funcionamento do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF/TJAM), 4.º andar do Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis, no bairro São Francisco, zona Sul.

O novo ambiente tem 120 metros quadrados, o dobro do espaço anterior que funcionava no mesmo andar, ampliando a capacidade para sete salas que comportam um total de 20 servidores. A obra, iniciada neste ano, teve duração de dois meses, conforme informações da Secretaria de Infraestrutura do TJAM.

“É com imensa alegria e satisfação que inauguramos as instalações onde passará a funcionar o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo que se insere nessa linha de gestão garantindo através de um espaço físico adequado a melhoria da prestação jurisdicional no Estado do Amazonas”, disse a presidente do TJ, a desembargadora Nélia Caminha Jorge. Ela agradeceu à desembargadora Luiza Cristina Marques “pelo seu excelente trabalho à frente do GMF, conduzindo com seriedade e proficiência o papel fundamental de projetar e executar políticas judiciárias transformadoras do sistema prisional e do sistema socioeducativo”.

A desembargadora Luiza Cristina destacou o carinho demonstrado pela direção da Corte para com os magistrados, o empenho da juíza coordenadora Ana Paula Braga e apoio do juiz coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema Socioeducativo (DMF/CNJ), desembargador Luís Geraldo Lanfredi. “Minha eterna gratidão não só à senhora, presidente Nélia, mas principalmente a vocês colegas juízes que estão aqui direto no GMF e os magistrados que estão nos ajudando, mas que não integram o GMF”, comentou ela.

A data de hoje marca, de acordo com a juíza coordenadora Ana Paula Braga, “um novo tempo nas atividades do GMF, que se vinculam diretamente aos preceitos e orientações do Conselho Nacional de Justiça; um novo tempo que não olvida o empenho e dedicação de quem nos antecedeu nesta importante tarefa funcional”.

Grupos

Os Grupos de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMFs) consistem em estruturas dos Tribunais de Justiça e dos Tribunais Regionais Federais responsáveis, dentre outras atribuições, pela monitoração e fiscalização do sistema carcerário e do sistema de execução de medidas socioeducativas em âmbito local. Têm papel fundamental na execução de novas políticas judiciárias destinadas à transformação desses dois sistemas.

A cerimônia de inauguração contou com a presença da presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha Jorge; da supervisora do GMF/TJAM, desembargadora Luiza Cristina Marques; do diretor do Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis e subcoordenador da Comissão de Acompanhamento do Prêmio CNJ de Qualidade e Metas Nacionais, desembargador Henrique Veiga Lima; da juíza coordenadora do GMF/TJAM, magistrada Ana Paula de Medeiros Braga Bussulo; de demais juízes de Direito; do secretário de Infraestrutura do TJAM, Rommel Akel; do promotor de Justiça titular da 98a Promotoria de Execuções Penais do Ministério Público do Estado (MPE/AM), Marcelo Augusto da Silva Almeida (representando o MPE/AM); da secretária-executiva de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Gabriela Campezatto; do secretário de Estado de Administração Penitenciária (Seap), coronel PM Paulo César Gomes de Oliveira Júnior; do presidente da OAB/AM, Jean Cleuter Simões Mendonça; a defensora pública-geral, em exercício Manoela Cantanhede Veiga Antunes; e servidores do Poder Judiciário.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.