23/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

MST informa que chegou a entendimento com governo e prevê plano de reforma agrária em maio

Publicado em 20 de abril, 2023

MST informa que chegou a entendimento com governo e prevê plano de reforma agrária em maio

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) disse em comunicado, nesta quinta-feira (20), que chegou a um entendimento com o governo federal e declarou encerrada sua mais recente jornada nacional pela reforma agrária.

De acordo com o MST, houve “vitória” do movimento com a retomada do debate sobre o assunto e avanços importantes nas negociações com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A mobilização ocorreu em 18 estados.

O comunicado afirma que a Secretaria-Geral da Presidência e o Ministério do Desenvolvimento Agrário assumiram o compromisso de lançar em maio um plano de reforma agrária com ações, metas e cronogramas.

O MST diz ainda teria se comprometido a tomar medidas para assentar famílias que invadiram terras da Embrapa em Petrolina (PE) e da Suzano em Aracruz (ES). Assim que houver vistoria das áreas em Pernambuco e a instalação de uma mesa de negociações no Espírito Santo, o movimento promete realizar assembleias e organizar a saída das famílias.

De acordo com o MST, há cerca de 100 mil famílias em acampamentos no Brasil. Dessas, 30 mil famílias estão em áreas na condição de pré-assentamentos em processos não concluídos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Um pedido de CPI do MST já foi protocolado na Câmara dos Deputados e o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), sinalizou à bancada ruralista que poderá instalar a comissão nas próximas semanas.

No comunicado desta quinta-feira, o MST disse que o governo federal abriu negociação e criou grupos de trabalho para atender às demandas do movimento.

“O MST reafirmou o apoio ao presidente Lula, ao governo federal, à democracia e às lutas pelo programa de mudanças sociais que venceu as eleições, a partir da experiência histórica de que negociação se faz com luta popular”, afirma o comunicado.

Tags:

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.