São Gabriel da Cachoeira terá correição voltada aos povos indígenas, com presença do corregedor nacional Luis Felipe Salomão

São Gabriel da Cachoeira terá correição voltada aos povos indígenas, com presença do corregedor nacional Luis Felipe Salomão

No mês em que se prestam homenagens aos povos indígenas em todo o País, o corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, participará no próximo dia 20 de abril de mais uma etapa da correição extraordinária realizada pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM) na Comarca de São Gabriel da Cachoeira, iniciada em fevereiro com o objetivo de identificar, fiscalizar, orientar e adotar medidas em prol do acesso à Justiça pelos povos indígenas.

Trata-se da primeira vez que a CGJ desenvolve uma correição extraordinária voltada especificamente a esse grupo populacional no interior do Amazonas.

O município de São Gabriel da Cachoeira, localizado a 852 quilômetros de Manaus, possui a maior população autodeclarada indígena do País, conforme dados do último censo do IBGE.

”E no mês de abril, que é dedicado aos povos indígenas, à valorização da sua cultura e costumes, reconhecendo sua importância na formação da identidade brasileira, nada melhor que contarmos com a participação do nosso corregedor nacional e da comitiva do CNJ, que tem como um dos integrantes o ministro Mauro Campbell (do Superior Tribunal de Justiça), nessa correição extraordinária, na qual vem sendo verificada a atuação judicial e dos serviços notariais e de registro em ações que envolvam os direitos dos povos originários”, comentou o desembargador Jomar Fernandes, corregedor-geral de Justiça do Amazonas.

Além das ações de correição, o ministro e comitiva participarão da cerimônia de casamento coletivo de 20 casais indígenas, que será celebrada pelo juiz-corregedor auxiliar Áldrin Henrique Rodrigues, seguida de apresentação cultural de três etnias. Logo depois, haverá a inauguração da Sala de Depoimento Especial para Crianças e Adolescentes, com ênfase na população indígena. O novo espaço vai funcionar nas dependências do Fórum de Justiça Desembargador Arthur Gabriel Gonçalves, na sede do município.

Ainda dentro da programação em São Gabriel da Cachoeira, o corregedor nacional visitará o cartório extrajudicial Camargo de Carvalho, que atua com colaboradores que falam o idioma de várias etnias. Após a programação, o ministro-corregedor voltará a Brasília.

Sala de Depoimento Especial

O Juízo da Comarca de São Gabriel da Cachoeira instalou um espaço voltado à escuta humanizada e coleta de depoimento especial de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, com ênfase nas populações indígenas.

A escuta especializada e o depoimento especial vêm sendo adotados no Judiciário do Amazonas desde 2016, na Comarca de Manaus, e posteriormente a orientação sobre a metodologia passou a ser prevista na Lei n.º 13.431/2017, que entrou em vigor em 05/04/2018. Conforme o Juízo de São Gabriel da Cachoeira, a norma altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e, entre outros aspectos, trata da aplicação de técnicas de entrevista com crianças e adolescentes que figuram como vítimas ou testemunhas em processos de violência.

“Essa escuta segue um procedimento de entrevista sobre a situação de violência com criança ou adolescente perante órgão da rede de proteção, limitado ao relato estritamente necessário para o cumprimento de sua finalidade, visando a minimizar os possíveis efeitos psicológicos da revitimização e contínua exposição da intimidade da vítima ou testemunha”, explica o juiz da Comarca de São Gabriel da Cachoeira, Manoel Átila Araripe Autran Nunes.

Trabalhos de Correição

A comissão da CGJ para a realização da correição extraordinária em São Gabriel da Cachoeira foi instituída por meio da Portaria n.º 15/2023, formada pelos juízes auxiliares e cinco servidores da Corregedoria. Os trabalhos são presididos pelo corregedor-geral, desembargador Jomar Fernandes. Ao final, será elaborado um relatório com a descrição dos dados levantados, bem como as recomendações estratégicas, em conformidade com os resultados obtidos.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *